IPO do LinkedIn é elevado em 30% e empresa pode obter US$352 mi
O LinkedIn, serviço de redes sociais para profissionais e pessoas em busca de emprego, anunciou nesta terça-feira que a estimativa de preço por ação em sua oferta pública inicial (IPO, em inglês) foi elevada em 30%, acompanhando o apetite de investidores para ingressar no aquecido segmento. A nova faixa de preço de 42 a 45 dólares por ação, contra 32 a 35 dólares anteriormente, avalia a empresa com nove anos de existência em pouco mais que 4 bilhões de dólares. Se considerado o valor máximo da faixa, a operação pode resultar em 352 milhões de dólares.
A receita do LinkedIn dobrou no ano passado para 243,1 milhões de dólares, enquanto o lucro líquido foi de 15,4 milhões de dólares. Empresas como Facebook, Twitter, Groupon e Zynga vêm atraindo atenção de investidores, transformando o segmento de redes sociais em um dos mais aquecidos atualmente. Do total de 7,84 milhões de ações que o LinkedIn está emitindo, 4,83 milhões serão novas ações, enquanto o restante será vendido pelos acionistas da companhia.
As ações detidas pelo co-fundador da empresa, Reid Hoffman, que está entre os acionistas vendedores, devem representar cerca de 21,7% do poder de voto após a oferta. Outros grandes acionistas envolvidos na operação incluem Goldman Sachs, McGraw-Hill Companies e Bain Capital Venture Integral Investors. A oferta está sendo coordenada por Morgan Stanley, Bank of America e JPMorgan.