Facebook pode valer até US$ 87,5 bi em estreia na bolsa
3 mai2012 - 17h01
(atualizado às 18h58)
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O Facebook, maior rede social do mundo, fixou nesta quinta-feira o preço de sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em uma faixa situada entre US$ 28 e US$ 35 por cada uma de suas ações comuns. Isso significa que a empresa pode alcançar um valor de mercado entre entre US$ 70 e US$ 87,5 bilhões. As estimativas mais otimistas avaliavam a rede social em US$ 100 bilhões.
Segundo os documentos apresentados nesta quinta-feira na Comissão da Bolsa de Valores dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês), a rede social levará à bolsa 180 milhões de ações comuns de classe A e os atuais acionistas da empresa venderão outras 157,4 milhões.
A rede social poderia chegar a arrecadar até US$ 11,8 bilhões com sua tão esperada estreia em Wall Street. Essa deve ser a maior oferta pública inicial de uma empresa do Vale do Silício, superando os IPOs de empresas como o Google e concedendo à maior rede social do mundo um valor de mercado próximo ao da Amazon.
Se lotes adicionais e suplementares forem exercidos, a companhia pode captar próximo de US$ 13,6 bilhões de dólares, de acordo com um prospecto divulgado nesta quinta-feira. Espera-se que a demanda pelo IPO seja grande, embora alguns tenham expressado preocupação com o crescimento a longo prazo da rede social.
O Facebook, que planeja listar sua ação no Nasdaq sob a sigla "FB", começará a se reunir com investidores na segunda-feira.
Com informações de agências internacionais.
Depois que o Yahoo! entrou com um processo contra o Facebook por quebra de patentes em fevereiro, foi a vez da maior rede social do mundo revidar. A rede de Zuckerberg, que se prepara para sua abertura de capital, entrou na Justiça nesta semana aleganda que o Yahoo! quebra algumas de suas patentes. Veja na galeria de fotos o que o Facebook reivindica
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Feed de notícias - Segundo o Facebook, o Yahho! infringe a patente da companhia de "gerar histórias personalizadas para membros de uma rede social
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Tags - Outra patente que o Facebook alega que o Yahoo! infringe é a "marcação de mídia digital", o que inclui a marcação de fotos e posts
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Manchetes - O Facebook diz ainda que detem uma patente de um "algoritmo de manchetes de postagens", que define o que aparece no feed com base em tópicos que o usuário gosta
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Busca - Um "método para habilitar o usuário a buscar uma informação específica de um conjunto de informações" é outra patente reivindicada pela rede social
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Informação customizada - A tecnologia de mostrar informações baseadas no perfil do usuário é outra patente que o Facebook alega que o Yahoo! infringiu
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Individualização - O Facebook também garante que a patente que muda o perfil do usuário com base do que ele fez no site foi quebrada pelo Yahoo!
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Customização - Outra patente que o Facebook reivindica é uma tecnologia que permite que o usuário tenha que selecionar apenas algumas regras, em vez de dezenas delas, para personalizar o seu perfil
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Contatos - O Facebook também afirma que a patente de "um sistema de controle de distribuição de perfis de usuários em uma rede" foi quebrada, o que representa basicamente a troca de contatos na rede social