Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Na Coreia do Sul a competição começa aos 5 anos de idade: 84% das crianças já frequentam cursos para se destacar

16 jul 2025 - 15h14
(atualizado em 16/7/2025 às 13h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Entrar em uma universidade já é complicado. Bancar os estudos, então, nem se fala. Isso acontece em várias partes do mundo, mas na Coreia do Sul o nível de exigência do sistema educacional é tão alto que tirar boas notas no ensino médio não é suficiente — a preparação começa aos cinco anos de idade.

A disputa por uma vaga em uma escola de qualidade é acirrada. Por isso, as crianças sul-coreanas acabam sendo pressionadas a se destacar desde muito cedo, frequentando aulas extracurriculares. Além de desenvolverem suas habilidades enquanto brincam, o principal objetivo é prepará-las para o futuro.

Conhecidos como hagwons, esses centros acadêmicos privados oferecem aulas voltadas para esportes, música e outras atividades culturais. No entanto, segundo um relatório da Deutsche Welle, as disciplinas mais procuradas são inglês e matemática. O motivo? A promessa de garantir a aprovação no vestibular.

Um exemplo disso foi destacado pela Creatrip: um menino de apenas oito anos frequentava 11 aulas extras por semana. Entre lições de inglês, chinês, história, violino, balé, matemática e composição musical, ele representa apenas um dos muitos casos de crianças submetidas a uma rotina escolar extremamente exigente desde cedo.

Mas a pressão não para por aí

Na Coreia do Sul, o futuro das crianças começa a ser moldado antes mesmo do nascimento. Segundo informações do The Korean Herald, existem centros especializados para que mães que acabaram de dar à luz recebam o melhor cuidado no ...

Veja mais

Matérias relacionadas

O que são Labubus e de onde eles vieram?

Os milionários mais jovens encontraram um investimento mais lucrativo que ações: as cartas de Pokémon

Drones israelenses em Salvador? Entenda como novo sistema de monitoramento vai funcionar

Eduardo Paes rebate acusação da BBC de inflar números de espectadores no show de Lady Gaga, em Copacabana

Elon Musk deu a entender seu próximo objetivo: "Os países que não fabricarem seus próprios drones serão estados vassalos"

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade