Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Musk diz que xAI vai processar Apple por causa de classificações da App Store

12 ago 2025 - 08h44
(atualizado às 13h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O bilionário Elon Musk disse na segunda-feira que sua startup de inteligência artificial xAI tomará  medidas legais contra a Apple, acusando a companhia de violar os regulamentos antitruste ao gerenciar as classificações da App Store.

FILE PHOTO: A 3D-printed miniature model of Elon Musk and the xAI logo are seen in this illustration taken January 23, 2025. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo
FILE PHOTO: A 3D-printed miniature model of Elon Musk and the xAI logo are seen in this illustration taken January 23, 2025. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo
Foto: Reuters

"A Apple está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma violação antitruste inequívoca. A xAI tomará medidas legais imediatas", disse Musk na rede social X.

Musk não forneceu provas para apoiar sua alegação. Representantes de Apple, OpenAI e xAI não  comentaram.

Atualmente, o ChatGPT ocupa o primeiro lugar na seção "Principais aplicativos gratuitos" da App Store para iPhones nos EUA, enquanto o Grok, da xAI, está em quinto lugar e o chatbot Gemini, do Google, está em 57º.

O ChatGPT também lidera as classificações na Google Play Store, de acordo com dados da Sensor Tower.

A Apple tem uma parceria com a OpenAI que integra o ChatGPT em iPhones, iPads e Macs.

"Ei @Apple App Store, por que você se recusa a colocar o X ou o Grok na sua seção 'Must Have' quando o X é o aplicativo de notícias número 1 do mundo e o Grok é o número 5 entre todos os aplicativos? Vocês estão fazendo política?", disse Musk em  outra publicação na rede.

Em abril, um juiz dos EUA determinou que a Apple violou uma ordem judicial que exigia que ela permitisse maior concorrência na App Store e encaminhou a empresa aos promotores federais para uma investigação, em um caso apresentado pela Epic Games, desenvolvedora do videogame "Fortnite".

A Apple recebeu uma multa de 500 milhões de euros do órgão antitruste da União Europeia em abril, acusada e criar restrições técnicas e comerciais que impedem que desenvolvedores de aplicativos direcionem usuários para ofertas mais baratas fora da App Store, violando a Lei de Mercados Digitais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade