Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Liane Tarouco, pesquisadora e única brasileira no Hall da Fama da internet

Professora e pesquisadora tinha 78 anos e ajudou a construir a internet no Brasil

22 ago 2025 - 14h36
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Liane Tarouco, pioneira da internet no Brasil, morreu aos 78 anos no RS
Liane Tarouco, pioneira da internet no Brasil, morreu aos 78 anos no RS
Foto: Ramiro Furquim

Liane Tarouco, uma das pioneiras da internet no Brasil, morreu nesta quarta-feira, 20, aos 78 anos, em Porto Alegre. A informação foi confirmada por familiares em publicações nas redes sociais da professora. Desde 2021, Liane era a única brasileira no Hall da Fama da Internet.

Formada em Física pela UFRGS em 1970, ela se tornou mestre em Ciência da Computação em 1976 e lançou no ano seguinte o considerado o primeiro livro sobre o assunto no país, "Redes de Comunicação de Dados". Também na UFRGS, foi professora de informática.

Uma das experiências mais importantes para sua formação aconteceu em 1973, quando participou, no Rio de Janeiro, de um curso ministrado pelo engenheiro e cientista da computação Leonard Kleinrock, da Arpanet. "Ela participou das primeiras discussões sobre redes em geral e, inclusive, conheceu Kleinrock", diz Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e colunista do Estadão.

Na década de 1970, Liane ajudou a construir a Rede Sul de Teleprocessamento, um projeto responsável por conectar universidades do Brasil de forma inédita. Pouco depois, coordenou a criação da Rede Tchê, que ligava centros de pesquisa às universidades no Rio Grande do Sul.

Como professora, Liane orientou dezenas de dissertações e teses de doutorado em programas de ciência da computação. Também desenvolveu atividades de treinamento em redes no Brasil, Uruguai, Argentina, Peru, Venezuela, México, Portugal e Moçambique.

"Liane não foi apenas uma professora; foi a visionária que ajudou a conectar o Brasil", escreveu o Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Sul nas redes sociais. "Como docente na UFRGS, ela não só ensinou sobre redes, mas construiu as bases delas, inspirando e formando gerações de profissionais que hoje moldam nosso mundo digital".

O velório e o sepultamento aconteceram na tarde desta quinta-feira, 21, no Cemitério da Santa Casa, em Porto Alegre.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade