Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Módulo russo na Estação Espacial Internacional sofre vazamento de gás

Nasa, agência espacial norte-americana, informou que o incidente não representa perigo para a tripulação. Roscosmos investigará falha

13 fev 2023 - 11h16
(atualizado às 11h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Estação Espacial Internacional teve vazamento de gás durante o final de semana
Estação Espacial Internacional teve vazamento de gás durante o final de semana
Foto: Unsplash

Uma nave cargueira russa acoplada na Estação Espacial Internacional (ISS) sofreu um vazamento de gás no último sábado (11), informaram a Nasa e a Roscosmos, agências espaciais dos EUA e da Rússia respectivamente. Segundo as autoridades, o incidente não representa nenhum perigo para a tripulação de astronautas. 

A Roscosmos informou que a escotilha entre a ISS e a Progress M-21 foi bloqueada a tempo de impedir que o problema afetasse a pressão e a temperatura da estação. Houve uma despressurização no circuito de refrigeração da nave de carga. 

“As autoridades estão monitorando todos os sistemas da Estação Espacial Internacional e não estão rastreando nenhum outro problema”. disse a Nasa. "A tripulação, que foi informada do vazamento do circuito de resfriamento, não está em perigo e continua com as operações normais da estação espacial".

A Roscosmos anunciou que investigará as possíveis causas do incidente e que especialistas examinarão os materiais e tecnologias usados na fabricação de espaçonaves como os usados no módulo russo.

“Precisamos realizar uma análise completa para garantir que isso não afete componentes semelhantes que serão usados no futuro”, disse Sergei Krikalev, chefe dos programas tripulados da Roscosmos. "Esta é a tarefa mais importante."

Segundo a agência espacial russa, o Progress MS- 21 foi capaz de receber os resíduos da ISS que devem ser descartados junto com a nave, que deve sair de órbita para queimar na atmosfera no sábado (18).

O anúncio veio após o outro cargueiro atracar sem problemas na estação no sábado. O Progress MS-22 entregou quase três toneladas de comida, água, combustível e equipamentos científicos para a tripulação.

A Roscosmos afirmou que o incidente "não terá impacto no futuro programa da estação".

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade