Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

México propõe novo imposto sobre refrigerantes, salgadinhos e bebidas alcoólicas

25 fev 2026 - 16h06
(atualizado em 26/2/2026 às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A luta do México contra os alimentos ultraprocessados continua. No início deste ano, já entrou em vigor a proibição da venda desses produtos nas escolas do país e, mais recentemente, o Congresso da União aprovou aumentos no IEPS (Imposto sobre Produtos Industrializados) para bebidas açucaradas e adoçantes não calóricos. Agora, um deputado do partido Morena (Movimento Regeneração Nacional) propôs um novo imposto sobre a venda de refrigerantes, salgadinhos e bebidas alcoólicas na Cidade do México.

De acordo com a proposta do legislador Fernando Zárate Salgado, a iniciativa, que busca reformar o Código Tributário da Cidade do México, arrecadaria mais de 5 bilhões de pesos na capital (cerca de R$ 1,55 bi). Vale lembrar que atualmente muitos desses produtos já estão sujeitos a um IEPS de 8% em sua produção ou importação.

O dinheiro seria destinado ao Ministério Público e ao Tribunal Superior de Justiça da Cidade do México.

Trata-se de um imposto adicional, diferente do que já incide sobre bebidas alcoólicas nos artigos 164 Bis 1, Bis 3 e Bis 4 do Código Tributário da Cidade do México. Zárate afirmou que o dinheiro seria destinado ao Ministério Público da capital e ao Tribunal Superior de Justiça, o que ajudaria a "resolver problemas profundos" dentro dessas instituições.

O imposto abrangeria produtos como sorvetes, picolés, salgadinhos e outros alimentos industrializados. O deputado lembrou que não é a primeira vez que defende uma iniciativa desse tipo. Em 2014, ele propôs um ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A memória RAM chinesa era vista como uma fonte de esperança para muitos jogadores, mas essa oportunidade já se esgotou em apenas algumas semanas

Todos aqueles cafés que você toma logo de manhã não são em vão: a ciência sabe que eles previnem a demência

A Ferrari jamais esquecerá a temporada de Fórmula 1 de 1982: o ano em que uma traição prenunciou a tragédia de Gilles Villeneuve

Japão descobre megajazida de terras raras suficiente para 700 anos

Trailers gerados por IA para Vingadores são indistinguíveis dos reais; no fim das contas, Scorsese estava certo

Xataka
Compartilhar
TAGS

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra