PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

MediaTek Dimensity 9300 pode ter CPU extrema com 4 núcleos Prime

Aguardado como o próximo processador premium da MediaTek, o Dimensity 9300 estaria sendo testado em uma configuração extrema, com 4 núcleos Cortex-X4

15 mai 2023 - 12h54
(atualizado às 16h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo um novo rumor divulgado pelo leaker Digital Chat Station, que se mostrou preciso no passado, a MediaTek estaria testando uma variante bastante extrema do Dimensity 9300, esperado como o próximo processador premium da marca para smartphones. A configuração em avaliação não apenas abandonaria os núcleos de alta eficiência, da família Cortex-A5xx, como ainda usaria nada menos que 4 núcleos Cortex-X4 de máxima performance, combinação vista apenas em chips para notebooks até o momento.

Com o lançamento do Dimensity 9200, a MediaTek conseguiu exercer pressão na Qualcomm e seu Snapdragon 8 Gen 2, mesmo que não tenha entregado um nível de desempenho equivalente. Mais eficiente no geral, o processador da gigante taiwanesa adotou uma estratégia mais conservadora ao apostar em uma configuração comum de CPU em 1 + 3 + 4, composta de 1 Cortex-X3 de máxima performance (também conhecido como Prime), 3 Cortex-A715 de alto desempenho e 4 Cortex-A510 de alta eficiência.

Seu rival da linha Snapdragon ousou mais ao seguir uma configuração de 1 + 4 + 3 (ou ainda 1 + 2 + 2 + 3), apresentando 1 Cortex-X3, 2 Cortex-A715, 2 Cortex-A710 e 3 Cortex-A510, solução que mostrou superioridade em benchmarks, ainda que a vantagem não tenha sido tão grande. Ao que parece, a MediaTek deve arriscar mais com o Dimensity 9300, reprojetando por completo sua CPU, como aponta Digital Chat Station.

O leaker afirma que, em uma das versões testadas no momento, a fabricante teria radicalizado ao utilizar uma configuração 4 + 4 sem qualquer núcleo de alta eficiência. O chip em questão contaria com 1 Cortex-X4 de máxima performance rodando em frequências altas, 3 Cortex-X4 operando em frequências mais baixas e 4 Cortex-A720 de alto desempenho. Bastante poderosa, mas exigente em energia, essa combinação é inédita em smartphones e só havia sido vista em processadores ARM para notebooks, como o Snapdragon 8cx Gen 3.

Por terem baterias maiores ou até poderem trabalhar ligados à tomada, além de contarem com muito mais espaço para resfriamento, os laptops conseguem lidar sem grandes dificuldades com CPUs configuradas dessa maneira. Com isso em mente, é difícil imaginar que os celulares terão capacidade de lidar com um chip como esse sem apresentar aquecimento excessivo ou perdas notáveis de performance. Nem mesmo a litografia N4P de 4 nm da TSMC, mais eficiente e potente que a N4 usada atualmente pelo Dimensity 9200, poderisa salvar o dia.

Foto: MediaTek / Canaltech

Dito tudo isso, é cedo para bater o martelo a respeito dessa suposta configuração. Ainda que Digital Chat Station tenha sido certeiro no passado, a informação é um rumor e, mesmo que seja verdadeira, não significa que a MediaTek leve a proposta adiante — caso perceba problemas, a fabricante pode descartá-la. Também não podemos eliminar a possibilidade de que esta pode ser uma versão especial para notebooks, levando em conta como a fabricante já tem mostrado interesse em laptops há algum tempo.

Seja como for, falta um bom tempo para conhecermos a nova geração da série Dimensity 9000, se o cronograma dos anos anteriores for mantido. O suposto Dimensity 9300 estrearia apenas em setembro, na ocasião de ser apresentado em uma janela similar à de seu antecessor. Até lá, mais rumores e, com sorte, vazamentos de testes, devem esclarecer melhor o que a MediaTek está realmente preparando para os topos de linha de 2024.

Fonte: Digital Chat Station (em Chinês), via WCCFTech

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade