"Lua cheia do veado": entenda o significado do fenômeno astrológico e como ver
Evento astronômico é comum e não tem diferenças visíveis para outras luas cheias
Todos os brasileiros que decidirem olhar para os céus nesta quinta-feira, 10, a partir das 17h36 do horário de Brasília, verão a famosa Lua cheia do veado. Mas afinal, o que é isso?
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Lua cheia do Veado é um evento astronômico comum. Ganhou esse nome por astrônomos norte-americanos por causa do comportamento biológico dos veados que habitam as florestas do país, conhecidos como "Bucks". Em julho, durante a Lua cheia, esses animais costumam trocar as galhadas.
No Brasil, no entanto, não há nenhum tipo de nomeação especial para as épocas lunares, como explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
"Nós, aqui no Brasil, estamos pensando em fazer alguma coisa relacionada com a Sociedade Astronômica Brasileira e criar nomes para as nossas Luas cheias relacionados à nossa flora e à nossa fauna. Mas nós não temos isso ainda", disse.
Para conseguir acompanhar a Lua cheia do veado, busque um lugar com vista aberta para o céu e com pouca (ou nenhuma) poluição luminosa. Não é preciso nenhum tipo de equipamento para conseguir observar o fenômeno, perceptível a olho nu.
Vale lembrar que essa fase da Lua acontece nesta quinta-feira, mas também pode ser notada na sexta-feira, 11, com quase a mesma intensidade.
"A Lua vai ser normal, como sempre. E algumas pessoas também estão falando que é a Superlua. Também não é a Superlua. A Superlua é quando você tem a Lua cheia, próxima do perigeu. E isso só vai acontecer em novembro e dezembro", concluiu Josina.