Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Legado virtual: saiba o que acontece com os seus dados online quando você morre

Redes sociais mantêm regras específicas sobre gerenciamento dos perfis deixados para trás. Pessoas já até incluem informações em testamentos

16 nov 2025 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Redes sociais e plataformas online possuem regras específicas para gerenciar dados de usuários falecidos, como perfis memoriais e designação de herdeiros, levando algumas pessoas a incluírem essas informações em testamentos ou contratarem serviços especializados.
Redes sociais mantêm regras específicas sobre os dados de quem morreu
Redes sociais mantêm regras específicas sobre os dados de quem morreu
Foto: Reprodução/Unsplash/Alan W

Após subir às nuvens --se esse for o seu caso--, o que acontece com os dados que você deixou na nuvem virtual? Para começo de conversa, cada rede social adota critérios específicos.

O Facebook, por exemplo, permite aos herdeiros migrarem o perfil comum para o formato memorial: as postagens permanecem por lá para o tipo de interação escolhido pelo ex-dono nas configurações. Em caso de herdeiro designado, ele pode administrar a seção de homenagens.

No Instagram e na rede social X, o antigo Twitter, também existe o perfil-memorial, desde que o familiar e pessoa próxima comprove a morte do antigo proprietário da conta.

Já o Google permite a escolha de quem vai receber o acesso ao Gmail, Google Drive e YouTube do falecido, por meio do recurso “Gerenciador de Contas Inativas”.

Dado o volume de informações que acumulamos no ambiente digital durante a vida, algumas pessoas elaboram testamentos especificando quem vai ficar com os logins e senhas mantidos nas plataformas online; enquanto outras, contratam empresa especializadas em legado virtual.

Veja imagens impressionantes feitas de dentro do olho do furacão Melissa:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade