Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

iPhone 14 tem recurso que está dando problema em montanhas-russas

Nos EUA, novo recurso do celular Crash Detection está confundindo a diversão com acidentes de carro

11 out 2022 - 17h26
(atualizado em 11/10/2022 às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Sucessor do iPhone 14, iPhone 15 vai ser lançado no ano que vem
Sucessor do iPhone 14, iPhone 15 vai ser lançado no ano que vem
Foto: Reprodução / Apple / Tecnoblog

No mês passado, a Apple revelou que o iPhone 14 leva o recurso Crash Detection ("Detecção de colisão", na tradução literal), que identifica quando um usuário se envolve em um acidente de carro e avisa autoridades sobre a emergência. Apesar da iniciativa ser boa, a ferramenta vem apresentando um comportamento inusitado: ela vem disparando ligações de emergências de pessoas se divertindo em passeios em montanhas-russas.

O Crash Detection é composto por sensores treinados para detectar impacto em acidentes automobilísticos. Esse recurso de segurança é programado para identificar colisões de carros comuns, picapes e SUVs, concentrando impactos frontais, laterais, traseiros e capotamento. A ferramenta só é ativada quando o usuário está em um veículo em movimento - a inteligência artificial (IA) trabalha junto com os sensores, o GPS, o barômetro e o microfone dos dispositivos.

Ao detectar que o usuário sofreu um acidente, o iPhone exibe um alerta de que entrará em contato com os serviços de emergência - se a notificação não é dispensada em 20 segundos, a ferramenta faz a ligação. Um relatório do jornal americano The Wall Street Journal revelou que o Crash Detection enviou policiais a diversos parques de diversão nos EUA, após confundir como emergências reais os movimentos de aceleração e desaceleração de montanhas-russas.

Assim, o aparelho virou uma espécie de "inimigo" dos parques de diversões. A recomendação do momento é, caso não seja possível deixar o seu aparelho de fora das atrações, coloque-o no modo avião ou desative o Crash Detection ( vá a Configurações, selecione SOS e desative a opção Ligar após acidente grave; no Apple Watch desative a opção Detecção de braço).

Em resposta aos alertas falsos, um porta-voz da Apple se pronunciou dizendo que a empresa testou o Crash Detection com mais de um milhão de horas de dados de acidentes de carro e análises de condução de veículos do mundo real. Além disso, a empresa afirma que já foram realizadas avaliações para verificar a precisão da detecção de falhas do ?iPhone 14? e foram obtidos resultados variados.

*É estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade