iOS 26: seis recursos que você vai querer usar no novo sistema da Apple para iPhone, iPad e Mac
Sistema traz mudanças visuais, melhorias práticas e integração de IA no dispositivo
Anunciado durante a WWDC 2024, o iOS 26 — nome que adota o ano como referência, substituindo a antiga numeração sequencial — traz uma série de mudanças visuais e funcionais para os dispositivos da Apple. O sistema entrou em beta para desenvolvedores em junho e deve chegar ao público em setembro, junto com os novos iPhones.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Além da estética reformulada, a atualização introduz recursos com inteligência artificial local (sem depender da nuvem), além de funções práticas focadas em segurança, produtividade e acessibilidade.
A Apple aposta em um design batizado de Liquid Glass, com menus translúcidos, botões arredondados e efeitos visuais que respondem ao movimento do aparelho. Além da repaginada, o novo iOS marca um esforço para unificar a experiência entre iPhones, iPads e Macs.
Confira abaixo os recursos mais interessantes do novo iOS:
Bloqueio inteligente de chamadas e mensagens indesejadas
O iOS 26 traz um recurso de triagem automática para chamadas de números desconhecidos. Em vez de tocar direto, o celular atende sozinho e ouve a pessoa, gerando uma transcrição na tela para que o usuário decida se quer ou não atender. No caso de mensagens, remetentes desconhecidos passam a ser redirecionados para uma aba separada, reduzindo o ruído na caixa de entrada principal. Códigos de verificação e alertas urgentes continuam visíveis.
Tradução ao vivo em ligações e videochamadas
A tradução simultânea, feita diretamente no aparelho, agora funciona em tempo real em chamadas de voz e chamadas via FaceTime. No primeiro caso, as falas são reproduzidas com atraso em outro idioma; no segundo, aparecem como legendas na tela. Embora o tempo de resposta ainda não seja instantâneo, o recurso promete tornar mais acessíveis as conversas entre pessoas que falam idiomas diferentes.
Assistente de espera para ligações com atendimento automático
Inspirado em recursos do Android, o iOS agora reconhece músicas de espera em chamadas para empresas e permite que o usuário pause sua atenção: o telefone continua conectado e avisa quando um atendente humano finalmente entra na linha. O recurso, chamado de Hold Assist, evita que o usuário perca tempo ouvindo a musiquinha interminável do SAC.
Visual Intelligence: IA para interpretar imagens da tela
Ao fazer uma captura de tela, o sistema oferece sugestões contextuais baseadas no que aparece na imagem. Isso inclui reconhecer produtos e sugerir links para compra, detectar datas de eventos para adicionar ao calendário ou até buscar mais informações sobre celebridades e pontos turísticos com ajuda de IA. Tudo isso acontece localmente, sem enviar os dados para a nuvem.
Reformulação no iPad aproxima experiência do Mac
O iPad está se aproximando de um notebook. Agora, o sistema permite abrir várias janelas redimensionáveis, com mais liberdade para disposição na tela, algo antes restrito a modos de divisão fixa. Além disso, o app Preview, antes exclusivo do Mac, chega ao iPad, facilitando edição de PDFs e imagens.
Busca mais poderosa no Mac, com ações diretas
No macOS 26, o Spotlight ganha novos recursos: além de buscar arquivos, agora permite executar comandos diretamente da busca, como agendar eventos, enviar mensagens ou gravar áudios. Atalhos com comandos abreviados também foram incorporados, tornando o recurso mais útil para quem vive no teclado.
'Treinador' de exercícios com IA no Apple Watch
A Apple introduziu um assistente de treino gerado por IA, que usa seu histórico de exercícios para oferecer orientações e incentivos personalizados. Ele imita a linguagem e o estilo de treinadores do Apple Fitness+, mas responde em tempo real a ritmo, batimentos cardíacos e metas pessoais. Inicialmente o recurso será voltado para atividades como corrida, ciclismo e treino de força.