iOS 16: Álbuns de fotos ocultas e deletadas vão exigir senha para acesso
Novo sistema do iPhone vai adicionar uma etapa de segurança para acessar álbuns privados
Álbuns de fotos ocultas ou deletadas exigirão senhas ou autenticação biométrica para serem visualizados no iOS 16, o novo sistema operacional do iPhone. A informação foi revelada nesta segunda-feira, 6, durante apresentação da WWDC, evento anual da Apple dedicado a desenvolvedores.
Atualmente, as pastas de fotos ocultas e deletadas podem ser acessadas facilmente dentro do aplicativo Fotos. Com o novo iOS, a mudança torna esses álbuns mais privativos para curiosos — recurso que celulares Android já têm.
Entre outras novidades, o iOS 16 apresenta a maior mudança na tela de bloqueio do iPhone desde o lançamento do smartphone, em 2007. A novidade consiste em tornar a interface mais interativa e personalizável, deixando que o usuário altere cores, tipografia e adicione widgets.
Outros recursos do novo sistema consistem em uma ferramenta de edição que permite recortar rapidamente objetos, animais e pessoas de fotos e aprimoramento do ditado, que permite o envio de mensagens por voz.
Os smartphones aptos para receber o novo iOS vão do iPhone 8 ou modelos posteriores. Estão de fora da atualização o iPhone 6S, iPhone 7 e iPhone SE 2016.
O iOS 16 deve ser lançado para o público geral em setembro.