Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Investidores afirmam que o DeepSeek é uma ameaça real ao mercado de tecnologia dos EUA

Rápido crescimento da startup de IA chama atenção; ações da Nvidia caíram cerca de 11% depois do estouro da plataforma

27 jan 2025 - 19h19
Compartilhar
Exibir comentários

A chegada do DeepSeek, da China, está aumentando as preocupações entre os investidores sobre se as ações de tecnologia dos EUA merecem suas altas avaliações.

A queda de mais de 10% nas ações da Nvidia e da ASML Holding NV é um sinal de que muitos negociantes estão prontos para embolsar seus lucros em vez de esperar para descobrir. Outros investidores, como Fares Hendi, na gestora de ativos francesa Prevoir AM, dizem que estão segurando suas ações da Nvidia e esperando por mais informações sobre a promessa tecnológica do DeepSeek.

"Se eles realmente precisarem de menos chips para fazer seu modelo funcionar, então sim, a ameaça é real, isso pesaria no crescimento e na avaliação", disse Hendi. "Mas, no momento, vamos levar o tempo necessário para realmente investigar isso."

A Nasdaq 100 está sendo negociado a 27 vezes os lucros futuros estimados, o que está significativamente acima da sua média de 10 anos, que é de 22. A Nvidia, que liderou o caminho na tecnologia de inteligência artificial (IA) tem um múltiplo de avaliação de 32.

A mania da IA impulsionou uma alta recorde nas ações dos EUA nos últimos dois anos. Dúvidas sobre o domínio dos EUA no tema da IA, juntamente com a incerteza sobre o caminho das taxas de juros e as políticas de Donald Trump, turvam as perspectivas para as ações dos EUA. Todo o foco estará nos anúncios de resultados de empresas como a Microsoft e a Apple esta semana para restaurar a confiança no chamado grupo dos Sete Magníficos.

Aqui está a última reação dos participantes do mercado sobre a venda de IA:

Rob Almeida, estrategista e gestor de carteira na MFS Investment Management:

"Sobre o DeepSeek, acho que é um sintoma de um monte de capital sendo canalizado para uma indústria que está produzindo oferta. E, no final das contas, o que importa do ponto de vista do investimento, é qual é o ROI (Retorno sobre o investimento, na sigla em inglês). No momento, o ROI é muito baixo"

"Em algum ponto, haverá menos demanda por esses chips (Nvidia), seja por causa da escalabilidade da IA ou do financiamento de capital de risco para provedores de aplicativos começando a recuar porque os retornos não estão lá. Algo vai desacelerar isso, em algum ponto"

Florian Ielpo, chefe de pesquisa macro na Lombard Odier Investment Managers:

"Você pode encontrar IA fora dos EUA, e a avaliação de algumas das empresas dentro da Nasdaq está bastante elevada, tornando-as bastante vulneráveis a algo muito difícil de antecipar" mas a reação do mercado é desproporcional, mostrando "muito pouca discriminação"

"Precisamos reconhecer que na China você pode encontrar o equivalente a algumas das empresas da Nasdaq, simplesmente com múltiplos não a 40, mas mais como 10, o que é uma diferença significativa de avaliação"

Nicolas Domont, gestor de fundos na Optigestion:

"Estamos convencidos de que o mercado está reagindo exageradamente a este anúncio, em grande parte devido às atuais altas avaliações. No caso de uma correção prolongada, veríamos oportunidades de entrada atraentes." Ele não planeja vender ou reduzir suas posições na Nvidia.

"Este anúncio causou pânico no setor de tecnologia e levanta questões sobre os investimentos maciços dos gigantes americanos em IA. No entanto, acreditamos que esse avanço não vai perturbar a cadeia de valor da inteligência artificial"

Karen Kharmandarian, gestora de carteiras de IA & Robótica na Thematics AM:

"Para muitas pessoas que nunca ouviram falar deles, é uma grande surpresa, então alguns investidores estão inclinados a atirar agora e fazer perguntas depois"

"Estamos em um contexto de avaliações ricas, questões sobre retornos em programas de capital intensivo para construir a infraestrutura e próximos lançamentos de resultados de grandes empresas de tecnologia, então se pode entender por que alguns estão reduzindo suas posições antes que eles possam se reagrupar mais tarde".

"Da nossa parte, não somos vendedores porque temos uma boa visibilidade sobre nossas empresas em termos de carteiras de pedidos e crescimento e porque custos de treinamento de modelo mais baixos não são sinônimos de menor demanda por computação. Isso pode até ser uma oportunidade de reforçar algumas posições se a venda for extrema".

"No geral, ainda há muitas perguntas a serem respondidas sobre quanto tempo, chips, dinheiro e recursos o DeepSeek realmente precisou e em que medida eles se apoiaram em LLM existente para o resultado final".

Nori Chiou, diretor de investimentos na White Oak Capital Partners:

"Modelos pequenos estão definitivamente ganhando atenção, mas a ruptura tecnológica não é tão revolucionária quanto pode parecer. Dito isso, o burburinho e o impacto no sentimento do mercado são muito reais"

"Hoje, o mercado tem mais probabilidade de encontrar boas razões para vender, especialmente sob a recente alta impulsionada por forte investimento em IA nos EUA, via Stargate, e o Capex da Meta na sexta-feira passada, melhor do que o esperado".

Patrick Armstrong, diretor de investimentos na Plurimi Wealth LLP:

"O DeepSeek pode ter exposto o 'imperador sem roupas', revelando que orçamentos imensos em IA podem não garantir resultados superiores".

"O DeepSeek provavelmente permanecerá na mente dos investidores. Ganhos moderados para sucessos e punições severas para falhas podem ser o resultado da temporada de resultados".

Xin-Yao Ng, gestor de fundos na abrdn:

"Os americanos deveriam perceber que não podem ser complacentes, já que a China está sendo forçada a fazer mais com menos, e eles continuarão procurando os melhores atalhos".

"A questão é se todas as grandes expectativas em torno de investimentos em IA podem realmente se tornar muito mais eficientes do que pensamos, se algo for aprendido com o DeepSeek, e, se sim, então toda a cadeia de suprimentos de tecnologia de IA tem que reavaliar suposições".

Ben Uglow na Oxcap Analytics:

"Várias empresas menores tentarão o produto completamente de código aberto do DeepSeek. É completamente gratuito, o que questiona o custo dos modelos existentes. Além disso, empresas iniciantes como o DeepSeek são capazes de treinar seus próprios modelos usando o capital de outra pessoa".

O investimento em IA é "uma das maiores farras de gastos da história humana", mas os casos de uso comercial para IA generativa permanecem não comprovados.

Ipek Ozkardeskaya, analista sênior no Swissquote Bank:

"Não se trata da dominação da tecnologia dos EUA", que está aqui para ficar. "Trata-se das altas avaliações da tecnologia dos EUA".

"As empresas de tecnologia terão que justificar aos seus investidores que vale a pena colocar dezenas de bilhões de dólares a mais nas ferramentas".

Kok Hoong Wong, chefe de vendas de equidades institucionais na Maybank Securities:

"Por muito tempo, a alta em tecnologia foi liderada pela NVDIA e ações conceituais de IA. O DeepSeek, um modelo de código aberto, parecia ser capaz de rodar em GPUs de especificação mais baixa, pode representar um desafio à dominação da NVDIA e outros provedores populares de IA, como o ChatGPT"./BLOOMBERG

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade