Invadiram a conta dele na Steam várias vezes e, mesmo assim, conseguiu recuperá-la; a chave está em um jogo da Valve
Ter jogos antigos com um código ou chave de CD necessária para instalá-los pode servir como uma camada extra de segurança
A proteção das contas em nossas plataformas — seja Steam, GOG, Epic Games ou qualquer outra que usemos ao jogar — é um tema delicado, que preocupa tanto as empresas que as administram e hospedam quanto, obviamente, os usuários que guardam suas bibliotecas de conteúdos nelas. E, mesmo com sistemas de segurança redundantes, não há garantia de proteção total.
O surpreendente é que, antigamente, possuir um jogo físico que incluísse uma chave de ativação (seja na caixa ou impressa no manual) era a medida de segurança mais eficiente. Um usuário demonstrou esse princípio graças a uma cópia física de Half-Life, que foi crucial para recuperar sua conta hackeada na Steam em duas ocasiões.
Half-Life salvou sua conta na Steam duas vezes
O usuário em questão atende pelo apelido 'd20g' na rede social Reddit. Como ele relata neste tópico, em 2006 comprou uma cópia física de Half-Life por um preço baixo (da época em que distribuidoras vendiam jogos um pouco antigos, como mostra a etiqueta na foto de sua publicação, da Best Seller Series). Naquela época, não era possível criar uma conta Steam apenas com um e-mail válido; era necessário ter um jogo que exigisse instalação para poder baixá-la ou instalá-la a partir do CD — todos os jogos da Valve vinham com um instalador do aplicativo.
Com o passar do tempo, essas primeiras "contas" que exigiam um CD ou uma chave para serem criadas e administradas passaram a ser como as demais: bastava um e-mail válido, um nome de usuário e uma senha. Mas ...
Matérias relacionadas