Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Internet

Yahoo e Facebook testam teoria dos seis graus de separação

17 ago 2011 - 15h45
(atualizado às 15h46)
Compartilhar

Um experimento do Yahoo usando a tecnologia do Facebook quer provar a teoria dos "seis graus de separação", que diz que qualquer pessoa no mundo pode ser contatada por intermédio de, no máximo, seis pessoas. O experimento, chamado de "Small World", quer provar que o mundo é realmente pequeno. "Sociólogos vêm tentando comprovar (ou refutar) esta alegação por décadas, mas ela ainda não foi resolvida. Agora, usando o Facebook, finalmente dispomos de tecnologia para pôr a hipótese à adequada prova científica", afirma o Yahoo.

Experimento tenta provar hipótese de que qualquer pessoa no mundo pode ser contatada por seis graus de separação
Experimento tenta provar hipótese de que qualquer pessoa no mundo pode ser contatada por seis graus de separação
Foto: Reprodução

A teoria surgiu em 1967, quando o sociólogo Stanley Milgram, de Harvard, enviou quase 300 cartas a pessoas escolhidas aleatoriamente em Omaha, Nebraska, nos Estados Unidos, com a instrução de fazer com que a carta chegasse a um mesmo indivíduo "alvo", um corretor de ações de Boston. Foram dadas algumas informações sobre o "alvo"para que, caso os partipantes não o conhecessem pessoalmente, o que era quase impossível, eles pudessem enviar uma carta a alguém que achavam que poderia estar "mais próximo" do alvo do que eles. O resultado do teste apontou que em todas as cadeias que finalmente chegaram ao destino (cerca de 60 das 300 iniciais), o número médio de contatos foi de apenas seis - um resultado que entrou para o folclore na expressão "seis graus de separação"

Muitos questionam a teoria de Milgram, já que grande parte das cartas nunca chegou ao destino, afirmando que a maioria das pessoas não está ligada às outras. "Infelizmente, a ausência de prova não é prova de ausência, e, até agora, não houve maneira de resolver este argumento, de um modo ou de outro. Como o Facebook nos permite saber não só os amigos escolhidos pelos remetentes para enviar suas mensagens, mas também todo o gráfico social dos mais de 750 milhões de usuários, agora podemos testar a hipótese com rigor", afirma o Yahoo no site.

Para participar, o usuário precisa permitir que o aplicativo acesse suas informações do Facebook. A ferramenta vai mostrar um "alvo", com dados como profissão, onde mora e onde estuda. O usuário deve escolher um amigo da sua lista de contatos do Facebook que possa ter algum contato com esse "alvo". Esse amigo receberá as mesmas instruções e é quem deve indicar outra pessoa que possa encontrar o "alvo". "Se todos repassarem as mensagens, sua mensagem chegará ao destino. Quantas etapas serão necessárias? Só há uma maneira de descobrir", diz a ferramenta.

Quem quiser, também pode se tornar um destinário das mensagens, tornando-se uma pessoa-alvo. Para se candidatar, é preciso fornecer algumas informações pessoais. O experimento está disponível no site smallworld.sandbox.yahoo.com.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra