Usuários reclamam de problemas de envio no Gmail
Dezenas de usuários fizeram reclamações no fórum de suporte do Gmail sobre uma falha no envio de mensagens para e-mails de outros domínios, programados para redirecionar para a caixa de entrada do Gmail, mas que aparentemente não estão atingindo seu destino.
» Irã bloqueia Gmail e criará serviço de e-mail, diz jornal
» Buzz: novo serviço do Google integra redes sociais ao Gmail
» Facebook prepara webmail para concorrer com o Google
O envio de e-mails para própria caixa de entrada é um procedimento bastante comum entre usuários do Gmail, que costumam utilizar com frequência este sistema para lembrar de algum compromisso ou tarefa por fazer. Entretanto, quem utilizava a conta do Gmail para enviar e receber mensagens de outro endereço de email encontrou problemas, já que as mensagens pareciam não ser transmitidas.
A explicação do Google, feita no próprio fórum do Gmail, é que a medida visa evitar a duplicação de emails, como quando são enviadas mensagens para grupos de discussão - assim, o usuário não receberia "de volta" a mensagem que acabara de enviar. Isso faz com que as mensagens enviadas a partir de uma conta externa - de um domínio privado, por exemplo - fiquem arquivadas na pasta "mensagens enviadas" e não apareçam na caixa de entrada, como acontecia antes.
O site TechBlorge sugere duas formas de contornar o problema, até que o Google resolva se vai ou não alterar esse funcionamento: uma delas é enviar a mensagem diretamente para o endereço registrado no Gmail; a outra é criar um filtro para as mensagens enviadas ao email externo, marcando a opção "nunca enviar para spam". O único inconveniente é que a mensagem será marcada como lida.
Mais informações podem ser obtidas no fórum de suporte do Gmail no atalho bit.ly/bafx6u (em inglês).
