Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Internet

Usuários criam tumblr com fotos de saqueadores de Londres

9 ago 2011 - 19h31
(atualizado às 19h33)
Compartilhar

O barulho que os manifestantes estão fazendo nas ruas de Londres e arredores encontrou rival na internet e nas redes sociais. Através de Twitter, Facebook e outros sites como Tumblr a população tenta fazer frente aos distúrbios que, apura a polícia britânica, teria começando com mensagens trocadas pelo BlackBerry Messenger, comunicador instantâneo dos smartphones da fabricante canadense.

Na apresentação do Tumblr, o autor avisa: "este site não apoia a ação vigilante, estou apenas usando a mídia social para agrupar todas as imagens em um só lugar"
Na apresentação do Tumblr, o autor avisa: "este site não apoia a ação vigilante, estou apenas usando a mídia social para agrupar todas as imagens em um só lugar"
Foto: Reprodução

Perfis do Twitter e páginas no Facebook convidam os moradores de Londres a ir às ruas limpar a sujeira causada pelos incêndios e pelo protestos em geral. No Google Maps, um usuário do Twitter ligado à mídia local independente, criou um mapa no Google Maps que localiza os incêndios regristrados desde sábado, quando a revolta começou.

Um Tumblr, de autoria desconhecida, soma-se aos esforços virtuais que se pretendem reais ao convidar os internautas a reconhecer algumas das pessoas que foram fotografadas furtando comida, eletrodomésticos, roupas, bebidas e tudo mais que sobrou dos protestos. O site, chamado em inglês de Catch a Looter (http://catchalooter.tumblr.com/), ou em português "Pegue um Saqueador" posta fotos de pessoas que teriam se aproveitado dos distúrbios para roubar lojas e divulga um número de telefone, um site e um e-mail para aquele que reconhecer uma pessoa na foto avise às autoridades.

Na apresentação do Tumblr, o autor avisa: "este site não apoia a ação vigilante, estou apenas usando a mídia social para agrupar todas as imagens em um só lugar". ele explica também que o fato da foto estar na página não é um indicativo de culpa.

Onda de violência no Reino Unido

No início da noite de sábado, 6 de agosto, manifestantes iniciaram protestos em Nottingham, no norte de Londres, motivados pelo assassinato de um homem de 29 anos e pai de família, 2 dias antes. Os protestos logo se desenvolveram em uma onda de violência que se arrastou noite adentro, quando grupos depredaram lojas e incendiaram carros, dando início ao pior episódio de violência urbana da história recente londrina.

Os tumultos diminuíram na manhã de domingo, mas ganharam nova força nos dias seguintes, irradiando para diversos bairros londrinos e até mesmo para as cidades de Liverpool e Birmingham. A intensidade da violência levou centenas de policiais às ruas para conter os levantes. Mais de 600 pessoas já foram presas e dezenas de policiais ficaram feridos. Nesta terça-feira, os protestos geraram a primeira vítima fatal.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra