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Internet

Spammers no Facebook geram mais de US$ 200 mi em receita, diz site

Reportagem do The Guardian teve acesso a uma pesquisa de um grupo de investigadores que revelou os dados

30 ago 2013 - 10h20
(atualizado às 11h39)
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Presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, apresenta o aplicativo "Home" que integra a rede social com o Android, durante evento à imprensa em Menlo Parl, Califórnia, 4 de abril de 2013. Zuckerberg selecionou Samsung, Qualcomm e quatro outras companhias para um projeto que tem como objetivo levar a Internet a pessoas no mundo que não podem pagar por ela, refletindo esforços promovidos pelo Google e outros grupos. 04/04/2013
Presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, apresenta o aplicativo "Home" que integra a rede social com o Android, durante evento à imprensa em Menlo Parl, Califórnia, 4 de abril de 2013. Zuckerberg selecionou Samsung, Qualcomm e quatro outras companhias para um projeto que tem como objetivo levar a Internet a pessoas no mundo que não podem pagar por ela, refletindo esforços promovidos pelo Google e outros grupos. 04/04/2013
Foto: Robert Galbraith / Reuters
A reportagem do The Guardian teve acesso a uma pesquisa de um grupo de investigadores italianos -  Andrea Stroppa e Carlo De Micheli - que analisou milhares de páginas no Facebook, pesquisando por anúncios como "clique aqui para ganhar um iPhone" seguidos por links externos e descobriu que o Facebook gera aproximadamente US$ 202 milhões em receitas anuais a partir do SPAM. 

Em média, cada spam em páginas com cerca de 30 mil fãs custa US$ 13, enquanto os que são feitos em páginas com mais de 100 mil fãs saem por US$ 58, segundo o The Guardian, que divulgou os dados do estudo. Alguns spammers teriam dito aos investigadores, inclusive, que o Facebook só tolera a sua presença porque eles são responsáveis por gerarem mais cliques em páginas do Facebook.

Facebook usou, sem autorização, as menções "curtir" dos usuários com fins publicitários
Facebook usou, sem autorização, as menções "curtir" dos usuários com fins publicitários
Foto: AFP

"O Facebook não nos bane simplesmente porque geramos o próprio conteúdo no Facebook", teria dito um spammer. "Todos os dias materializo conteúdo engraçado e interessante cheio de frases de tal maneira que é partilhado e curtido (likes) por milhares de usuários. Sem as páginas de fãs, o Facebook seria um lugar vazio".

As URLs para os sites de fora têm o seu destino escondido usando serviços de encurtamento de link , como Tinyurl.com ou bit.ly. Isso também torna possível para os pesquisadores acompanharem o destino final - e descobrir como muitas pessoas clicam no link.

Para fazer a conta, eles consideraram esses valores como extremos e que as páginas analisadas geraram 18 mil postagens por dia. Isso vezes a receita média por post - entre US$ 13 e US$ 58 -, vezes 365 dias do ano dá algo entre US$ 88 milhões e US$ 390 milhões. A média a que se chegou foram os US$ 200 milhões.

O Facebook, por sua vez, nega qualquer uma destas afirmações e enfatiza que trabalha constantemente em novas formas de limitar o spam disponibilizado em páginas de fãs.

"Proteger as pessoas que utilizam o Facebook é uma prioridade para nós, e nós desenvolvemos um número de sistemas automáticos que identificam ligações potencialmente prejudiciais e impedem a sua propagação", referiu um porta-voz do Facebook ao The Guardian. "Vamos continuar melhorando os nossos sistemas para assegurar que as pessoas continuem a ter uma experiência segura no Facebook".

As informações são do The Guardian.

Fonte: Terra
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