Noruega: Breivik comprou materiais para explosivos no e-Bay
Anders Behring Breivik, autor do massacre de 22 de julho na Noruega, comprou no site e-Bay o enxofre e outros materiais que usou para fazer os explosivos usados nos ataque, afirmou neste domingo o jornal britânico Sunday Telegraph.
Segundo o jornal, que afirmou ter consultado as compras on-line de Breivik nos últimos meses, o extremista adquiriu em novembro passado, de um vendedor de Enfield (norte de Londres), cerca de 500 g de enxofre em pó para produzir explosivos. Ele também comprou algumas ferramentas de uma empresa de Sheffield (norte). Além disso, obteve uma arma e acessórios para ela com fornecedores na China e nos Estados Unidos.
"Quando ouvi a notícia sobre o que ele tinha feito, fiquei horrorizado e chocado, mas quando o Sunday Telegraph disse que eu estava envolvido involuntariamente (...), fiquei horrorizado e chocado dez vezes mais", disse o vendedor de enxofre Andrew Christou.
Tragédia na Noruega
A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 77 mortos. As autoridades chegaram a divulgar que 93 pessoas tinham morrido nos ataques, mas revisaram os dados e informaram um novo balanço na segunda, dia 25. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenber. Oito pessoas morreram, mas a polícia admite que possa haver corpos não resgatados nos prédios.
A segunda tragédia aconteceu na ilha de Utoya, próxima à capital. Lá, Anders Behring Breivik, um homem de 32 anos vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 69 morreram, a maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir nadando. Anders foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime. O atirador, que é ligado à extrema-direita e publicou um manifesto na internet chamando à violência contra muçulmanos e comunistas, também tem envolvimento no ataque em Oslo.