Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Internet

Jornal espanhol ataca Google por denunciar "censura" no país

11 mar 2010 - 13h50
(atualizado às 16h51)
Compartilhar

O Google provocou uma polêmica com a imprensa da Espanha ao comparar o país ao Irã e China, colocando-o entre as nações que aplicam censura à internet.

» EUA estudam levar censura na China à OMC

» Google rejeita pedido de censura do governo australiano

» Bill Gates defende e acusa Google por censura na China

» Siga o Terra no Twitter

Numa audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, em Washington, na quarta-feira, a vice-presidente do Google, Nicole Wong, citou a proibição de blogs que pediam o boicote a produtos da Catalunha - determinada por um juiz espanhol - como exemplo de censura.

"Sofremos bloqueio na China, Espanhaa, Índia, Paquistão, Irã, Myanmar e Etiópia", disse Wong. "O Google tem sido um foco habitual dos esforços governamentais para limitar a liberdade de expressão porque nossas tecnologias e serviços permitem a pessoas conectadas à internet falarem com uma audiência mundial".

Ela também citou 12 países que bloqueram o YouTube, o mais popular serviço de vídeos da internet, pertencente ao Google. No caso da Espanha, a censura, segundo a vice-presidente do Google, ocorre no serviço de blogs Blogspot. Já Arábia saudita, Irã e Emirados Árabes foram citados como os países que censuraram a rede social Orkut.

No dia 2, no Subcomitê de Direitos Humanos do Senado americano, o Google já havia citado a Espanha como um país que pratica a censura.

O jornal El País afirma ter entrado em contato na ocasião com o Google, cujo escritório espanhol emitiu um comunicado afirmando que, embora tenha realmente ocorrido a censura aos blogs, trata-se de um episódio isolado. "Não temos problemas com a Espanha com respeito à liberdade de expressão", diz o comunicado.

"Isso não impediu o Google de acusar a Espanha, sem apresentar prova alguma, como um país onde se pratica a censura à web", criticou o jornal nesta quinta-feira. "Diversos países, meios de comunicação e serviços de notícias fizeram eco a esta acusação, nomeando a Espanha em seus textos".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra