Google Maps mostrará trânsito com ajuda de usuários
Uma das funções mais esperadas do Google Maps está prestes a ser liberada: mapas de algumas regiões irão mostrar a situação do trânsito no local, com a ajuda dos usuários do próprio serviço.
» Apple Empresa de cartografia quer 500 mil euros do Google Maps
» São Paulo terá fotos de ruas no Google Maps
» Mapas virtuais mostram pontos estratégicos da Coréia
» Google: excesso de tráfego na web causou falha em serviços
Segundo o site Hack a Day, a informação já estava disponível anteriormente, mas contava apenas com as grandes estradas dos Estados Unidos. Agora, passará a funcionar em todo o país e ganhará uma ajuda dos usuários de celular.
Ao invés de contar com a boa vontade das autoridades para atualizar as informações sobre o trânsito nas ruas, a ferramenta irá se servir dos usuários que acessarem o site através dos seus aparelhos celulares com GPS embutido. Assim, a Google irá captar os dados do GPS e calcular velocidade em que está o veículo do usuário, determinando a lentidão de cada via.
Não será possível ao usuário "enviar" pessoalmente suas informações de trânsito, tornando o processo social. A Google irá captar as informações anônimas dos GPS de inúmeras pessoas que autorizarem a função e fará uma média para determinar o trânsito de um local. A instalação dessa função será voluntária, o que, juntamente com o anonimato, servirá para acalmar os mais preocupados com privacidade.
"Compreendemos que muitas pessoas poderiam não estar interessadas em contar ao mundo o quão rápido seu carro está se movendo se elas tivessem que dizer a todos onde estão indo, então construímos proteções à privacidade desde o início", declarou Dave Barth, gerente de produto do Google Maps, em uma nota divulgada no blog oficial do serviço.
Para enviar as informações de seu veículo e velocidade à Google é necessário ativar o aviso que afirma que o usuário está indo para algum lugar e também ligar a função "My Location", noticiou o site Lifehacker. Quanto mais pessoas utilizarem, mais preciso será o serviço, e quem não quiser colaborar não poderá ver as condições do trânsito em ruas menores.
De acordo com o site InformationWeek, telefones como o Palm Pre e o myTouch 3G da T-Mobile já vêm com a função instalada. Entretanto, o iPhone 3G não pode aproveitar o serviço, como de costume, devido a restrições da Apple.
Infelizmente, o serviço de trânsito atualmente só funciona nos Estados Unidos, mas tudo indica que caso funcione e faça sucesso, seja disponibilizado também para o resto do mundo.
