Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Internet

Amazon permite remoção do DRM em e-books

22 jan 2010 - 10h39
(atualizado às 12h50)
Compartilhar

O Kindle, leitor de e-Books da Amazon, está passando por uma semana de mudanças. Depois do ajuste nos royalties pagos aos autores e do anúncio de um kit de desenvolvimento para a criação de aplicativos para o aparelho, surge mais uma novidade: as editoras agora podem decidir se querem ou não que um sistema de DRM seja aplicado às obras.

» Estudo: 2010 será bom para TV e ruim para e-readers

» Amazon vai pagar mais a autores de livros vendidos no Kindle

» Amazon e Apple correm pelo domínio dos livros eletrônicos

» Siga o Terra no Twitter

Segundo o Nieman Journalism Lab da Universidade de Harvard, nos EUA, a novidade entrou em vigor no último dia 15, mas não foi oficialmente anunciada pela Amazon. Ao publicar uma obra no Kindle usando a "Digital Text Platform", voltada a pequenas editoras e autores individuais, há a opção de aplicar ou não o DRM. Uma vez que a escolha foi feita, não é possível mudá-la.

Não há informação se a mudança também está disponível para jornais, revistas e grandes editoras, mas estes são notoriamente avessos à ausência de um sistema de proteção contra cópias, com medo da ¿pirataria em massa¿ de suas obras.

Mas há indicações de que este medo é infundado: o jornalista de tecnologia David Pogue fez um experimento, publicando um de seus e-books em um formato sem DRM. Segundo o próprio Pogue "o livro foi pirateado até não poder mais, está por todo canto na internet! (¿) Entretanto, as vendas da versão em papel não caíram. Na verdade, subiram ligeiramente¿.

Especula-se que a avalanche de mudanças no Kindle seja uma tentativa da Amazon de tornar sua plataforma mais atraen te aos olhos de editoras e desenvolvedores dias antes do esperado lançamento de um tablet da Apple.

A empresa não comenta os rumores, mas programou um evento para o próximo dia 27 em San Francisco, nos EUA, e convidou a imprensa usando a frase "venham conhecer nossa última criação".

Geek
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra