PUBLICIDADE

Inteligência artificial é acusada de plagiar texto de newsletter

Criador de newsletter viu sua publicação ser plagiada e modelo copiado ganhar milhares de views. O detalhe? Tudo foi feito por uma IA

16 jan 2023 - 17h27
Compartilhar
Exibir comentários
Ferramentas de inteligência artificial podem ter plagiado texto em plataforma de newsletter
Ferramentas de inteligência artificial podem ter plagiado texto em plataforma de newsletter
Foto: Unsplash

Um artigo na Substack, interface de publicação de newsletters, está sendo acusada de plagiar um outro conteúdo da mesma plataforma. Até agora, tudo indica que o culpado pela cópia é um sistema de inteligência artificial.

O jornalista independente Alex Kantrowitz viu o conteúdo de sua newsletter, a Big Technology, ser replicado por uma publicação chamada Rationalist. Enviada pelo perfil Petra, a Rationalist traz trechos idênticos aos da postagem de Kantrowitz sobre a economia de criação de conteúdo.

Aqui, por exemplo, está uma passagem da Big Technology da história da semana passada:

Com os dias de taxa de juros zero chegando ao fim, os investimentos estão se tornando mais difíceis de justificar.

Em seguida, a Rationalist, dois dias depois :

Com o fim da espuma de juros zero, esses investimentos estão ficando mais difíceis de justificar.

Aqui está outro trecho da Big Technology:

A criação de conteúdo online ainda é viável principalmente para o escalão mais alto de criadores online

E aqui novamente a Rationalist, dois dias depois:

Somente o escalão superior dos criadores é capaz de obter uma renda viável

O autor se deparou com a publicação que copia à sua porque, ao contrário do conteúdo original, a Rationalist ganhou curtidas, engajamento e foi parar até na página inicial do Hacker News, site de notícias com foco em ciência da computação e empreendedorismo.

Como se isso já não fosse frustrante o bastante, Kantrowitz percebeu que, quando alguns comentários de leitores do Hacker News questionaram partes do texto que eram "estranhas", como se tivessem sido realmente escritas por um robô, o perfil "Petra" veio a público e informou que havia usado plataformas de inteligência artificial para "melhorar a legibilidade do texto".

"Não sou um falante nativo de inglês, então tenho usado essas ferramentas para evitar frases/parágrafos estranhos", diz o perfil, listando as ferramentas OpenAI, Jasper e Hugging Face. "Claramente este não foi o resultado que eu esperava."

Agora, as plataformas enfrentam um impasse de como controlar e punir comportamentos de plágio envolvendo inteligência artificial. A Substack acabou decidindo, de acordo com Kantrowitz, que o blog do perfil "Petra" não quebrou nenhuma das regras da plataforma e a publicação continua no ar. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade