PUBLICIDADE

Inteligência artificial agora pode ajudar você a fingir que está prestando atenção na reunião

A tecnologia faz com que a cor dos olhos simulados e fixos na câmera seja idêntica à cor real, além de fazer você piscar naturalmente

23 jan 2023 - 16h25
Compartilhar
Exibir comentários
Recurso da NVIDIA faz com que olhar não "passeie" durante reuniões virtuais
Recurso da NVIDIA faz com que olhar não "passeie" durante reuniões virtuais
Foto: YouTube

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem trazido surpresas em uma velocidade cada vez mais rápida, a exemplo do ChatGPT, novidade que parece ter dado início à uma outra maneira de fazer buscas na internet.

No campo das imagens, IAs também já se mostraram capazes de criar fotos  a partir de textos, simular movimentos humanos e restaurar capturas antigas. Agora, uma nova tecnologia do Nvidia Broadcast 1.4 promete fazer com que você possa olhar para a câmera durante uma reunião virtual.

Basicamente, se você pretende ler aquela "colinha" que escreveu no papel para a sua fala ou vai ler o que planejou em um painel em tempo real, ninguém precisa saber que você está lendo.

Com o novo software, Vvai parecer que você continua olhando para a câmera e mantendo contato visual com os presentes. A empresa afirma que o recurso é destinado a "criadores de conteúdo que buscam se gravar enquanto lêem suas anotações ou um roteiro". 

A tecnologia faz com que a cor dos olhos simulados e fixos na câmera seja idêntica à cor real, além de fazer você piscar naturalmente, o que deixa a possibilidade mais impressionante. Basicamente, as novidades da Nvidia são divididas entre aprimoramentos de efeitos de áudio, melhorias de efeitos de vídeos e recursos de realidade aumentada, como o "Contato visual", do qual estamos falando.

Entre as opções de realidade aumentada, outra funcionalidade é capaz de rastrear o rosto da pessoa e inferir a expressão facial. Assim, é possível sobrepor um conteúdo 3D sobre aquele rosto, simulando as expressões próprias do indivíduo. 

De acordo com a companhia, estudos provaram anteriormente que manter contato visual enquanto se está tendo uma conversa com alguém encoraja a conexão pessoal, o entendimento e o engajamento dos que assistem.

Embora o recurso seja avançado e impressione, muitas pessoas que fizeram testes, relataram alguns erros — já que se você olha para muito longe e às vezes o recurso desconecta. O que pode ser proposital também, pois poderia ser estranho olhar fixamente para a câmera durante uma reunião inteira.

Funcionalidade ainda está sendo melhorada

De qualquer forma, a Nvidia descreve o recurso como "beta" e ainda está pedindo feedbacks da comunidade para melhorá-lo. A empresa tem se dedicado a produtos de IA nos últimos anos, como o DLSS (tecnologia de upscaling, ou seja, adaptação do conteúdo à resolução de uma tela). O DLSS, via aprendizado de máquina, melhora imagens de forma inteligente, adicionando informações que não estão quando se usa uma resolução mais baixa. 

O novo Nvidia Broadcast também trabalha com esse melhoramento de imagem, e oferece a substituição de planos de fundos e a capacidade de limpar ruídos do microfone. Em 2018, a Apple também tinha lançado um recurso semelhante que oferecia "Correção de Atenção" para o FaceTime, hoje chamado "Contato Visual". 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade