Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Instabilidade em serviço de nuvem da Amazon afeta bancos e games

Em redes sociais, usuários reclamaram que apps de Nubank, C6 e Inter estavam fora do ar e cartão estava sendo recusado em compras; Amazon Web Services admitiu problema, que durou pouco mais de meia hora

11 out 2020 - 19h09
(atualizado em 11/10/2020 às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários

*Atualizado às 11h deste domingo para explicar que falha foi causada no sistema da Amazon

Os serviços de infraestrutura na nuvem da Amazon, conhecidos como Amazon Web Services, passaram por uma instabilidade no início da noite deste sábado, 10. A falha na plataforma, utilizada por diversas empresas e startups para hospedarem seus servidores, acabou levando a problemas em bancos digitais brasileiros como o Nubank, o Inter e o C6. Os problemas, segunda a Amazon, afetaram o sistema por 34 minutos.

Nas redes sociais, usuários relataram problemas tanto com os aplicativos das empresas quanto com compras recusadas a partir dos cartões das fintechs, em lojas físicas. Em um teste rápido, a reportagem do Estadão também enfrentou dificuldades para acessar os apps.

De acordo com o site Down Detector, conhecido por apontar falhas em serviços na internet, o problema começou por volta das 18h (horário de Brasília) e teve um pico ao longo da hora seguinte. Em seu site oficial, a AWS disse que clientes tiveram problemas entre 18h26 e 19h (horário de Brasília), mas que o "problema foi resolvido e todos os serviços já estão operando normalmente".

Além dos bancos, serviços de games como Valorant e League of Legends, da Riot Games, também enfrentaram problemas. As falhas também atingiram serviços da Amazon, como o site de games Twitch, o streaming Amazon Prime Video e até o site da varejista.

Nas redes sociais, diversos usuários reclamaram por terem suas compras recusadas.

Em diversos pedaços do Brasil, a situação, mesmo que momentânea, gerou frustração entre clientes de diversos bancos. A fisioterapeuta Lia Fonseca, de São Paulo, disse que foi ao mercado fazer compras básicas e acabou tendo de deixar os produtos no estabelecimento. "Tentei passar meus cartões do Nubank, C6 e Inter, mas nenhum deu certo. Fiquei chateada porque tenho os cartões justamente para evitar andar com dinheiro", disse a jovem de 23 anos ao Estadão. Ela também afirmou ter medo de ter tido os cartões clonados.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade