Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Influenciadora loira popular criada por IA é acusada de ser mau exemplo

Seu criador, no entanto, afirma que filtros também colaboram e que Milla Sofia não deve ser responsabilizada pela busca da perfeição online

21 set 2023 - 15h02
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Esta influenciadora foi criada por meio da inteligência artificial
Esta influenciadora foi criada por meio da inteligência artificial
Foto: Reprodução / Instagram millasofiafin

A influenciadora digital conhecida como Milla Sofia, gerada por inteligência artificial (IA), foi acusada nos últimos dias de contribuir para a perpetuação de padrões irrealistas e inatingíveis de beleza.

Milla Sofia é uma loira magra que se apresenta como uma pseudo-supermodelo de 24 anos e conquistou uma base de fãs. Ela acumulou impressionantes 68 mil seguidores em sua conta no Instagram.

Esse parece ser um padrão comum de influenciadoras, mas o que a diferencia das demais personalidades da internet é que ela não é uma pessoa real, mas sim uma criação gerada por IA.

Sua aparência foi projetada para se encaixar nos estereótipos de beleza convencionais, apresentando-se em tops decotados, cosplay de super-heróis, biquínis minúsculos etc.

Críticas

O criador por trás dessa influenciadora virtual, que optou por permanecer anônimo e está sediado em Helsinque, na Finlândia, defende seu projeto. Ele alega que Milla Sofia não é diferente de outros influenciadores que editam e retocam suas imagens.

Ao The New Tork Post, ele argumenta que os filtros e edições são uma parte comum da cultura das redes sociais e que Milla Sofia não deve ser responsabilizada pela busca exacerbada pela perfeição.

Veja como o Google usará IA para te ajudar com passagens aéreas Veja como o Google usará IA para te ajudar com passagens aéreas

No entanto, usuários das redes sociais alegam que Milla Sofia está indo além do retoque de imagens tradicional. Afinal, ela não é uma pessoa real, portanto apresenta um padrão de beleza completamente irrealista. Muitos de seus seguidores nem mesmo se dão conta ou optam por ignorar o fato de que ela é uma criação de IA.

Influenciadores criados por IA são tendência 

Em maio, o Byte noticiou que Amouranth, celebridade da plataforma Twitch, lançou um chatbot inspirado nela. A novidade chamou-se "AI Amo" e consistia na voz da influenciadora gerada por uma inteligência artificial, com tudo operando de forma instantânea e ao preço de US$ 1 (cerca de R$ 5) por minuto.

Kaitlyn Michelle Siragusa, conhecida como Amouranth, é uma norte-americana que participava de eventos de cultura pop e ganhou destaque com cosplays de Princesa Zelda. Tempo depois, em 2016, ela foi procurada pela Twitch para apresentar seus trabalhos como designer de fantasias em transmissões ao vivo na plataforma.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade