Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hardware e Software

Sun lança novo software Java para celulares

12 fev 2009 - 09h27
(atualizado às 12h10)
Compartilhar

A Sun Microsystems anunciou nesta quinta-feira que começou a distribuir o software JavaFX para celulares. A empresa espera que seus produtos de código aberto cresçam em um mercado crescente de programas para aparelhos móveis.

O foco no mercado de celulares vêm mudando, em favor do desenvolvimento de software, desde que o Google e a Apple chegaram a ele, nos dois últimos anos.

A terceira maior fabricante mundial de celulares, a LG Electronics, anunciou que seria a primeira a produzir um celular com o software JavaFX.

A Sony Ericsson, quarta maior fabricante de celulares, informou que vai incluir o JavaFX em boa parte de seus produtos.

A linguagem Java original da Sun é a mais comum das plataformas de software em celulares, trabalhando com diferentes sistemas operacionais, mas suas funções básicas, que evitam aplicações mais avançadas, limitaram os atrativos do software junto aos programadores.

"O JavaFX é uma camada adicional acrescentada ao Java, com o objetivo de torná-lo muito mais poderoso e também mais acessível. Era hora de subir de nível", disse Eric Klein, vice-presidente de marketing do Java, em entrevista à Reuters.

Klein disse que embora o Java funcione em quase todos os celulares - está instalado em 2,6 bilhões de telefones em todo o mundo - o JavaFX vai funcionar apenas em aparelhos de médio e alto preço, o que o coloca em rivalidade mais direta com importantes sistemas operacionais.

A Sun espera que novas ferramentas de programação, mais fáceis de usar, e acesso a todos os celulares, não limitado a um determinado sistema operacional, incentivem a adoção do JavaFX entre os criadores de software, o que poderia resultar em aplicativos mais atraentes.

O mercado para plataformas de softwares em celulares é liderado pelo sistema operacional Symbian, da Nokia, mas este perdeu muito terreno desde o ano passado para a Apple e a Research in Motion, bem como para outras empresas recém-chegadas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra