Opera lança novos navegadores para celulares e tablets
A Opera Software lança esta semana novas versões para os navegadores Opera Mini 6, voltado para celulares mais simples, e Opera Mobile 11, para smartphones e agora também tablets. O anúncio foi feito na terça-feira em São Paulo por Nuno Sitima, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da Opera Software.
Sitima disse, em entrevista por telefone, que a Opera vem investindo no mercado brasileiro no último 1,5 ano. "Estamos crescendo muito, graças ao avanço da internet móvel e a moda das redes sociais", afirmou. "Além disso, o Brasil tem grande potencial porque a penetração da internet fixa é menor que a de celulares", disse.
Para o executivo, ofertas de planos pré-pagos oferecidos pelas operadoras para acesso à internet, com preços em torno de R$ 0,50 por dia, ajudam a popularizar o uso do navegador no celular.
O Opera Mini, voltado a aparelhos básicos com Java e "featurephones" (com mais recursos de comunicação), oferece um recurso nativo que comprime dados nos servidores da Opera e torna a navegação mais leve, gastando menos dados do plano do consumidor. "Além disso, o Mini tem uma nova interface e recursos de compartilhamento no Facebook e Twitter", afirmou.
Já o Opera Mobile, disponível para aparelhos Symbian e Android, oferece uma experiência de uso "melhor que o navegador nativo", nas palavras do executivo. O principal destaque da nova versão é a compatibilidade com novos tablets Android 3.0, que começam a chegar ao mercado.
O download do Opera Mini e do Opera Mobile pode ser feito direto do celular, no endereço m.opera.com.