Nvidia Tegra 3, até 5 vezes mais veloz, estreia em smartphones
A Nvidia anunciou nesta terça-feira o lançamento de cinco smartphones com o processador Tegra 3, de 1,5 GHz. Com GPU GeForce de 12 núcleos e até cinco vezes mais velocidade do que o antecessor Tegra 2, as novidades são o HTC One X, o LG Optimus 4X HD, o ZTE Era, o K-Touch Treasure V8 e em um modelo da Fujitsu.
Segundo a fabricante do processador, o Tegra 3 tem o desempenho de quad-core melhorado com a arquitetura 4-plus-1, que traz um núcleo adicional para otimizar o gasto de bateria. "O ano dos telefones quad-core começou de verdade", resume Michael Rayfield, gerente geral da área de mobilidade da Nvidia.
Além da longa duração da bateria, de acordo com a Nvidia, os smartphones lançados oferecerão ao usuário navegação mais rápida na internet, alta qualidade de display para jogos e bom desempenho em recursos multitarefas. O processador teria, ainda, novos mecanismos de vídeo, para trabalhar com imagens em HD de 1080p a 40 Mbps, e suporte a 3D estereoscópio. Para os gamers, as capacidades gráficas se ampliam com o aplicativo Tegra Zone, que reúne jogos otimizados para o desempenho do Tegra 3.