Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hardware e Software

Novo iMac, da Apple, deve ajudar tecnologia híbrida de armazenagem

13 dez 2012 - 16h55
(atualizado às 17h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando o chefe de marketing da Apple, Phil Schiller, lançou o novo iMac em outubro, ele ressaltou seu recurso de "Fusion Drive", uma opção de armazenamento combinando os benefícios de custo e capacidade de discos rígidos com a velocidade da chamada memória flash. Para muitos, essa ideia ficou perdida em meio ao lançamento do novo iPad mini no mesmo dia. Mas a adoção pela Apple de uma tecnologia que existe há anos, sem real grande utilização, pode trazer esses recursos "híbridos" para o palco principal.

dooh iMac_novo_5mm
dooh iMac_novo_5mm
Foto: Divulgação

Isso significará computadores mais rápidos e baratos o suficiente para a maioria dos consumidores em breve. A previsão também é positiva para fabricantes de discos rígidos, cuja fatia do mercado de US$ 45 bilhões de dispositivos de armazenamento está sendo prejudicada pelas chamadas unidades de estado sólido (SDDs, na sigla em inglês), que são mais rápidas e confiáveis, mas também mais caras.

"Drives híbridos serão o futuro do mercado de massa de armazenamento barato", disse John Rydning, analista da empresa de pesquisa IDC.

Os "drives" híbridos - uma mistura entre o disco rígido padrão (conhecido como HD) e um chip de memória flash - demoraram para decolar porque até agora apenas a Seagate Technology os oferecia. Fabricantes de PCs tendem a se afastar quando se trata de um único fornecedor. Eles também custam mais do que os tradicionais HDs, e foram vistos como uma tecnologia de transição à medida que o mercado espera pela queda nos preços dos SDDs.

Agora, tanto a Seagate quanto a rival Western Digital estão apostando nos híbridos para obter mais vantagens no lotado mercado de SDDs, onde competem com mais de 100 outras empresas. A empresa de pesquisas Gartner espera que o mercado de "drives" híbrido cresça para mais de 100 milhões de unidades em 2016, ante sua estimativa de 1,8 milhão em 2011.

Cerca de 500 milhões de discos rígidos e menos de 50 milhões de unidades de estado sólido são vendidos todos os anos.

"É importante notar que a Apple está validando o valor de tecnologias híbridas", disse o presidente da Western Digital, Steve Milligan, em entrevista.

A demanda por armazenamento de dados está a todo vapor. Cerca de 650 terabytes de armazenamento serão vendidos apenas neste ano, segundo o Gartner - o suficiente para armazenar todos os dados da rede mundial de computadores duas vezes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade