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Hardware e Software

Microsoft aluga novo Office com serviço de assinatura na nuvem

29 jan 2013 - 13h28
(atualizado às 23h15)
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A Microsoft lançou nesta terça-feira um formato do seu programa Office na nuvem, de modo que os usuários não precisam comprar em formato de disco a licença do popular software. O anúncio marca também uma reinvenção do produto para os consumidores, que agora poderão alugar o software por uma taxa anual de US$ 100. No Brasil, o custo do Office 365 Home Premium começa em R$ 179, ao ano, ou R$ 18 ao mês, no Home Premium.

Novo Office da Microsoft tem integração com a nuvem, para competir com serviços do Google
Novo Office da Microsoft tem integração com a nuvem, para competir com serviços do Google
Foto: Mike Blake / Reuters

"É uma espécie de reflexo de como a maioria de nós vive hoje", declarou um funcionário da companhia, Roll Oliver. "Da mesma forma que se tem acesso imediato a filmes e músicas no Netflix ou Spotify, podemos acessar seus documentos na nuvem".

As assinaturas anuais para o Office 365 custam US$ 100 e permitem o uso de todos os programas para documentos, planilhas, apresentações e outras tarefas utilizáveis em até cinco dispositivos, de acordo com o estilo de vida atual, que inclui vários dispositivos eletrônicos. Essa possibilidade é a aposta da Microsoft para vender licenças em um mercado que conta com diversas opções de programas similares gratuitos.

"Temos de ser capazes de acessar todo o nosso conteúdo em nossos dispositivos, e isso não deve ser um problema", disse Roll, gerente-geral da divisão de comunicações.

Documentos e outros arquivos criados com programas do Office também podem ser salvos na plataforma online do Microsoft SkyDrive, com armazenamento de até 27 gigabytes para assinantes. O Office 365 também vem com 60 minutos de chamadas internacionais para telefones usando o serviço Skype, que é de propriedade da Microsoft.

"O usuário pode acessar todos os aplicativos do Office em seu computador como se tivesse comprado a licença tradicional", explicou Roll. "A diferença é que (o software) é atualizado com mais frequência , o (usuário) recebe a mais recente funcionalidade e pode trabalhar em cinco dispositivos ao invés de um".

O novo pacote Office de aplicativos é a primeira reformulação do produto desde 2010 e o objetivo é superar a concorrência dos aplicativos online gratuitos do Google. O software será atualizado online, o que representa uma mudança da política anterior, em que os usuários esperavam anos para ter atualizações dos softwares instalados.

A Microsoft lançou o Office 365 para empresas há cerca de 18 meses. Companhias de médio e grande porte incorporaram rapidamente o serviço, de acordo com Roll. Em 27 de fevereiro, a Microsoft lançará uma versão empresarial do Office 365 otimizada para o sistema operacional Windows 8, de acordo com a empresa.

O Office em sua versão tradicional em disco também foi colocado à venda nesta terça-feira, por um preço inicial de US$ 140. Mas, no futuro, "a maioria, se não todos" os clientes, vão optar por comprar o Office como um serviço de assinatura na nuvem, considerou Roll.

Com informações da AFP e da Reuters.

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