Script = https://s1.trrsf.com/update-1754487910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hardware e Software

China prende 4 por distribuir versão pirata do Windows XP

21 ago 2009 - 10h41
(atualizado às 11h00)
Compartilhar

Um tribunal chinês condenou à prisão quatro pessoas que estavam distribuindo uma versão pirata do programa Windows XP da Microsoft, conhecida como "Tomato Garden". O caso foi classificado pela agência de notícias chinesa Xinhua como o maior processo por pirataria na história da nação.

» Tribunal francês censura lei antipirataria

» França aprova lei antipirataria e pode desconectar internautas

» Usuários do XP confiam mais no Windows 7 do que no Vista

» Microsoft não consegue escapar à severidade da crise

Hong Lei, criador do software "Tomato Garden Windows XP," foi condenado a três anos e meio de prisão na quinta-feira, por um tribunal em Suzhou, no leste da China, informou a Xinhua, citando fontes de mídia local.

Um de seus cúmplices foi sentenciado a pena igual e dois outros cúmplices, a dois anos de prisão cada.

Hong "criou a versão pirata do Windows XP," que paralisa as barreiras de autenticação e certificação do programa original, afirmou a Xinhua, permitindo aos usuários acesso irrestrito ao popular software da Microsoft.

Milhões de usuários de Internet ganharam acesso grátis ao software no site tomatolei.com, que faturava com a veiculação de publicidade, segundo a agência.

Pequim vem dando destaque a veredictos judiciais como esse, a fim de demonstrar a governos e empresas estrangeiros, especialmente em Washington, que leva a sério a necessidade de reprimir a pirataria generalizada de produtos protegidos por patentes e direitos autorais, especialmente filmes, música e software.

Nem todo mundo se deixa convencer por esses esforços.

"Os esforços da China para reprimir o roubo de propriedade intelectual vêm sendo fracos e ineficazes - muita retórica forte mas pouca implementação," declarou o deputado norte-americano Howard Berman, da Califórnia depois de uma visita a Pequim, de acordo com comunicado distribuído por seu gabinete.

"Centenas de sites oferecem downloads e links para filmes, música e jogos piratas," afirmou. O site "Tomato Garden" foi estabelecido em 2004.

Em junho do ano passado, a Business Software Alliance - coalizão de empresas que promove campanhas contra a pirataria comercial - se queixou às autoridades chinesas, e Hong e seus colegas foram detidos meses mais tarde.

A reportagem não informava se eles pretendem recorrer da condenação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra