Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há algo mais perturbador do que "um Chernobyl": é um Chernobyl voador, está nas mãos da Rússia e já está sendo testado

O teste Burevestnik ocorre como uma resposta integrada a três linhas de pressão simultâneas.

30 out 2025 - 08h18
(atualizado em 30/10/2025 às 07h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A Europa e os EUA decidiram cruzar mais uma vez uma das linhas vermelhas impostas pela Rússia desde o início da invasão da Ucrânia. O "caminho inglês" havia sido ativado com os mísseis de longo alcance Storm Shadows. Agora, o reaparecimento público do programa russo Burevestnik, na mesma semana em que as negociações entre Moscou e Washington se deterioraram, não pode ser um evento isolado ou técnico, mas sim um movimento calculado: a implantação de um sistema nuclear com alcance virtualmente ilimitado envia uma mensagem estratégica.

Um míssil para atravessar tudo

Putin e Gerasimov descreveram um voo de 14.000 quilômetros,  com aproximadamente 15 horas de duração, movido a energia nuclear, endossando o que foi anunciado em 2018 como resposta a duas decisões dos EUA: defesa antimísseis após a retirada do Tratado ABM e expansão da OTAN. 

A mensagem não é apenas técnica ("invencível" para as defesas atuais e futuras devido ao seu alcance e trajetória imprevisíveis), mas também doutrinária: a Rússia quer restabelecer a ideia de que nenhuma arquitetura ocidental de negação de acesso pode ser imune ao risco nuclear. A repetida referência a "ninguém mais o possui", uma vez que as categorias e a infraestrutura para sua implantação já devem estar planejadas, sugere que Moscou deseja que o Ocidente entenda que esse sistema deve ser tratado como um fato estratégico e não como um protótipo.

O apelido

O ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Há muitas pessoas que andam olhando para baixo: a ciência acredita que isso tem explicação

Bandidos encontraram o modo perfeito de roubar programadores: em suas entrevistas de emprego

Na Espanha, moradores decidem transformar pátio comunitário em sua lavanderia particular, mas são acionados na justiça

"Não tenho certeza se os interesses dos franceses serão protegidos na minha ausência": Carlos Tavares se preocupa com o futuro da Stellantis

Berghain além de Rosalía: a história por trás da usina alemã pós-2ª Guerra Mundial que virou uma das baladas mais restritas do mundo e inspira artistas até hoje

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade