Há 41 anos, um time de Osaka foi vítima de uma maldição; o KFC organizou um funeral para salvá-lo
Lesões de jogadores cruciais, temporadas para esquecer, oportunidades únicas que escapavam por entre os dedos... E tudo por causa de uma maldição do KFC
Para encerrar uma maldição de quase quatro décadas, o KFC realizou em 2024 um funeral xintoísta para uma estátua do Coronel Sanders em Osaka. A superstição começou em 1985, quando torcedores do time de beisebol Hanshin Tigers jogaram o boneco em um rio durante uma comemoração, dando início a um longo jejum. Com rituais e oferendas de frango frito no santuário Sumiyoshi Taisha para pacificar o espírito da estátua, a equipe finalmente quebrou o feitiço e voltou a ser campeã.
Em março de 2024, representantes do KFC chegaram ao santuário Sumiyoshi Taisha, em Osaka, com uma intenção inusitada. Queriam despedir-se do Coronel Sanders como manda o figurino. Bem, melhor dizendo, de uma estátua de plástico do Coronel Sanders à qual se atribuía uma maldição que perdurava há décadas.
Como em qualquer funeral xintoísta, os sacerdotes realizaram o ritual para conceder-lhe descanso e fizeram oferendas de saquê e — como não poderia deixar de ser — também do frango frito da empresa. Acreditavam que, após quase 40 anos de maldição esportiva, aquela era a única maneira de garantir que os Tigers voltassem a vencer a liga. E, surpreendentemente, foi o que aconteceu.
O funeral japonês do Coronel Sanders, do KFC
Para entender a origem de toda essa admiração e superstição em torno de uma daquelas estátuas de plástico que ficam na entrada dos restaurantes, é preciso voltar a 1985, quando os Hanshin Tigers, famoso time de beisebol japonês, conquistaram a liga principal do Japão. Após muitos anos sem vencer, a euforia coletiva tomou conta da cidade de Osaka.
Dirigindo-se ao rio para que os torcedores mais parecidos com os jogadores pudessem pular na água e celebrar o título, as pessoas iam saltando ao som de cânticos até chegarem a Randy Bass, jogador americano com quem — como é fácil imaginar — ninguém se parecia muito. O que mais se assemelhava a ele era uma estátua do Coronel Sanders de um KFC próximo; sem pensar duas vezes, roubaram a estátua e a jogaram no rio.
Pouco ...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.