O Google abre o SynthID para verificar se uma imagem, vídeo ou áudio é de IA ou não, mas o problema é que se trata de um efeito placebo
SynthID é como a impressão digital do conteúdo gerado por IA O problema é que se limita tanto ao conteúdo gerado pela Nvidia, Google e OpenAI que deixa muita coisa de fora
O Google DeepMind abriu ao público o SynthID, ferramenta que identifica conteúdos criados por IA por meio de marcas d'água digitais imperceptíveis em imagens, vídeos, áudios e textos. Projetada para combater a desinformação, a tecnologia resiste a edições e compressões, já tendo etiquetado bilhões de arquivos. Disponível para testes no site do Gemini, o recurso promete agilidade na verificação, mas ainda enfrenta críticas por estar longe de ser infalível contra manipulações.
e as notícias falsas já eram um problema , disseminadas principalmente por redes como o Facebook ou o Google, com a chegada da inteligência artificial generativa e a capacidade de criar imagens que confundem cada vez mais a linha entre realidade e artificialidade... esse problema explodiu. É por isso que o Google DeepMind lançou o SynthID em 2023 , uma ferramenta proprietária e marca para identificar imagens falsas. Agora, eles decidiram disponibilizá-la para todos , e ela está mais poderosa do que nunca.
O problema é que está (muito) longe de ser infalível.
SynthID. Essa é essencialmente a tecnologia de marca d'água que a DeepMind lançou há alguns anos. Ela incorpora uma marca imperceptível em imagens, vídeos, áudios ou textos gerados por IA. Isso acontece durante o processo de criação e não é algo que vemos (como uma marca d'água em textos ou o símbolo Gemini usado anteriormente na IA do Google). Em vez disso, é um recurso mais complexo, projetado para resistir a cortes e filtros em imagens, mudanças de quadros e compressão com perda em vídeos, além de ruído, compressão agressiva e alterações de velocidade em áudios.
Segundo o Google, essa tecnologia foi usada para etiquetar mais de 180 bilhões de imagens e vídeos... e mais de 240 mil anos de áudio. É tão incrível ter etiquetado tanta coisa quanto ter gerado tanto em tão pouco tempo.
Você pode experimentar . É tão fácil quanto acessar o site oficial do Gemini e enviar um arquivo. Em poucos segundos, você recebe um resultado ...
Matérias relacionadas
Alguém já usou o Opus 5.5 para recodificar do zero toda a suíte da Adobe, incluindo o Photoshop?
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.