Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Gráfico dos portos mais movimentados do mundo não deixa dúvidas: a China é a rainha dos mares

14 dos 20 portos mais ativos estão localizados na Ásia

21 mai 2026 - 14h12
(atualizado em 22/5/2026 às 14h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Portos mais ativos
Portos mais ativos
Foto: Visual Capitalist / Xataka

O bloqueio do Estreito de Ormuz nos lembrou de forma contundente a importância do comércio marítimo: ele movimenta aproximadamente 80% do volume do comércio mundial, segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. Essenciais para essa cadeia logística são os portos de contêineres de 20 pés de comprimento, medidos em TEU (sigla de Twenty-foot Equivalent Unit), a unidade padrão do transporte marítimo.

Para entender: os TEUs são a moeda com a qual se mede o tráfego portuário em escala global. Quanto mais TEUs, maior a importância na logística e na economia mundial. Saber onde estão esses portos é, na prática, saber quem manda na economia global. E o mapa tem um líder claro.

Este gráfico elaborado pelo Visual Capitalist é um ranking dos 20 portos de contêineres mais ativos do mundo, ordenados pelo volume total de carga processada em um ano, com base no banco de dados da Lloyd's List de 2025, uma das referências do setor. A métrica usada para medi-lo é justamente o TEU, essa caixa metálica de 6,06 metros de comprimento × 2,44 metros de largura × 2,59 metros de altura. Cada barra do gráfico equivale a dezenas de milhões dessas caixas circulando pelos oceanos do planeta.

Em 2024, os 20 principais portos do mundo geraram um tráfego consolidado de 414,6 milhões de TEUs, um aumento de 7,1% em relação ao ano anterior. Spoiler: 14 desses 20 portos estão localizados na Ásia. Esse domínio asiático não é acidente nem coincidência: é o reflexo de décadas de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Eu morei na cidade fantasma dos Estados Unidos que inspirou o fenômeno GTA e posso provar que Trevor estava certo (e o que a IA tem a ver com isso)

TSMC está tão focada na Nvidia que "negligenciou" outros mercados, e é exatamente disso que a China está se aproveitando

Nem satélites, nem radares caríssimos: menino de seis anos supera a ciência e encontra espada milenar da Era Viking na Noruega

O OpenClaw abriu caminho para os agentes de IA; o Gemini Spark é o Google aplicando um pedágio nesse cenário

Em meio à crise de natalidade, Japão vê ascensão das cafeterias noturnas para bebês que choram

Xataka
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Meu Terra