PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Google bloqueou quase 1,5 milhão de apps para Android em 2022

173 mil contas de desenvolvedores fraudulentos foram banidas pelo Google no ano passado, com mais de 1,5 milhão de apps bloqueados por não cumprirem regras

28 abr 2023 - 17h42
(atualizado em 29/4/2023 às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google revelou que bloqueou 1,43 milhão de aplicativos para o sistema operacional Android ao longo de 2022. Os softwares tinham diferentes quebras dos termos de uso da Play Store e poderiam ser usados em atividades fraudulentas ou para quebrar a privacidade dos usuários; pelo mesmo motivo, 173 mil perfis de desenvolvedores também foram banidos da loja oficial.

Foto: Unsplash/Denny Müller / Canaltech

No caso das contas, os principais motivos que levaram às proibições se relacionam com operações de publicação de malware, golpes digitais ou participação em esquemas de fraude. Nesse último aspecto, o Google também afirmou ter impedido perdas de mais de US$ 2 bilhões, ou aproximadamente R$ 10 bilhões, por meio do bloqueio de transações irregulares ou consideradas abusivas, feitas a partir de aplicativos maliciosos.

Os números fazem parte de um relatório anual publicado pelo Google, de forma a trazer transparência para o ecossistema da Play Store e suas atitudes relacionadas à segurança dos usuários. De acordo com a companhia, o total de quase 1,5 milhão de aplicativos bloqueados está relacionado aos sistemas automatizados de proteção do marketplace, com esse volume sendo detectado antes mesmo da publicação, que colocaria os utilizadores em risco.

Google aplicou medidas adicionais de verificação de informações

Em 2022, a empresa também apontou a aplicação de medidas adicionais de verificação para contas de desenvolvedores, com a exigência de informações como e-mail válido e número de celular reduzindo drasticamente as tentativas de criação. Enquanto isso, o trabalho com kits de desenvolvimento e mudanças no acesso a dados e autorizações exigidas nos smartphones também fez com que pelo um milhão de apps para Android se tornassem mais seguros no ano passado.

Como parte destas mudanças, cerca de 500 mil aplicativos foram impedidos de acessarem permissões sensíveis nos celulares dos usuários. O Google também chama a atenção para o bloqueio de mais de 500 mil contas abandonadas pelos desenvolvedores originais, que poderiam ser comprometidas por criminosos e usadas para a publicação de apps suspeitos na Play Store. O total foi obtido ao longo dos últimos três anos.

No relatório, o Google também se compromete a continuar implementando mudanças e trabalhando junto com os desenvolvedores de apps para limitar o acesso desnecessário a dados e proteger os usuários. Entre as medidas a serem aplicadas estão alterações no Android 14 que vão impedir o acesso a permissões adicionais por softwares mal-intencionados que usem APIs mais antigas da plataforma, sem as mesmas salvaguardas.

Fonte: Google

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade