Google apresenta avanços do Assistant e planeja que ele seja um tradutor pessoal
Há poucos anos, o funcionamento das assistentes virtuais se restringia a responder comandos no celular e oferecer informações de interesse do usuário. Agora, essas ferramentas de inteligência artificial estão aprimorando seu desempenho e ganhando cada vez mais autonomia.
Esse interesse pelas assistentes está fazendo com que com os maiores atores do mercado se mexam para ganhar mais usuários. Recentemente, Amazon e Microsoft iniciaram uma parceria que permite a integração de suas assistentes, Alexa e Cortana.
Já o Google está se concentrando para tornar sua tecnologia mais autossuficiente. A julgar pela sua última demonstração, seus esforços estão dando frutos.
Durante um painel no Google Developer Days, evento para apresentação de novidades da empresa que aconteceu na Polônia nos dias 5 e 6 de setembro, a gigante das buscas revelou um monte de recursos impressionantes que indicam que o Assistant agora possui uma consciência contextual mais aprimorada. Ele não só é capaz de responder a perguntas vagas, como também ganhou funcionalidades úteis em viagens para lugares cujos idiomas o usuário não domina.
No evento, a empresa mostra um novo modo de uso para o Tradutor. O usuário só precisa dizer: "Ok, Google, seja meu tradutor para o [inserir idioma]" e o Assistant irá repetir suas palavras no idioma solicitado.
Situações da vida real
O Google tem testado funcionalidades avançadas de tradução baseadas em IA desde o ano passado, mas só agora é possível ver como elas podem ser usadas em situações da vida real.
Em relação a perguntas mais vagas, o Google mostrou que a IA conseguiu avançar na capacidade de compreender o contexto. Isso é possível pois os algoritmos aprendem com as consultas passadas a fim de personalizar os resultados de futuras pesquisas.
Um exemplo de como o Assistant acaba aprendendo sobre o usuário foi dado no evento. A IA do Google recebe uma série de perguntas: "Qual é o nome do filme do Tom Cruise em que ele joga sinuca e dança enquanta joga?" O Assistant responde de primeira: A Cor do Dinheiro, sem precisar ter mais informações sobre o filme.
Ainda sem data
O Assistant agora já consegue responder questões mais rapidamente e obtém melhores resultados no reconhecimento de voz e na pesquisa.
Esses recursos ainda não têm data para chegar ao usuário final, mas rumores indicam que eles devem ser apresentados oficialmente no lançamento do Pixel 2, previsto para acontecer em outubro.