Flashback: câmeras digitais voltam a ser modinha para a geração Z
De acordo com o New York Times, a hashtag #digitalcamera já tem mais de 184 milhões de visualizações no TikTok
A moda das câmeras digitais, que costumava vigorar nos primeiros anos da década de 2000, agora está de volta. Com tanta gente usando a câmera do celular para tudo, as fotos com câmeras digitais oferecem um estilo diferente, mais retrô, e têm conquistado novos amantes.
Diversos artistas e influenciadores têm entrado na onda, como por exemplo a cantora Dua Lipa e as modelos Kylie Jenner e Bella Haddid. No Brasil, Bruna Marquezine e Rafa Kalimann também gostam das clássicas digitais. Em festivais de músicas, também tem sido comum identificar pessoas usando essa velha novidade.
Segundo o estudante Anthony Tabarez, que respondeu uma entrevista do New York Times sobre essa tendência, “estamos tão acostumados com nossos smartphones” que quando temos “outra coisa para filmar”, é mais emocionante.
@katie.glasgow Reply to @bitesizedcavities The collection keeps growing #digitalcameras #ediary #youtubertutorial #vintagecamera ♬ Emotions - Brenda Lee
Ainda de acordo com o New York Times, a hashtag #digitalcamera já tem mais de 184 milhões de visualizações no TikTok.
Se em 2007 a fotografia analógica, que precisava ser revelada em uma sala escura, estava em alta por dar um ar de “retrô” e “memórias”, agora a câmera digital está sendo revivida pelo mesmo motivo.
“As pessoas estão percebendo que é legal ter algo que não esteja no seu telefone”, declarou o fotógrafo Mark Hunter ao New York Times.
Tendências, nova estética e mercado
@marte.444 💌💌💌
♬ original sound - tinker!
Um dos motivos para a febre pode ser o fato de a geração Z ter crescido imersa nos smartphones, não precisando utilizar câmeras independentes. Mas agora, muitos adolescentes buscam uma trégua.
Além da câmera digital, outras tendências dos anos 1990 e 2000 se espalharam entre os jovens. Calças de cintura baixo e agasalhos de veludo, por exemplo, estão na moda. A Abercrombie, em razão disso, registrou suas maiores vendas em 2021 desde 2014.
A má qualidade das câmeras digitais, que por vezes deixam a foto borrada, é algo que adiciona um estilo diferente às timelines da geração Z: uma “nova estética”. O aspecto autêntico dessas fotografias também atrai, o que acontece de forma simultânea ao aparecimento de apps como o “BeReal”, que propõe mostrar o que a pessoa está fazendo a qualquer hora do dia.
Empresas como Sony, Canon, Panasonic e Nikon, que lideravam o mercado, já não produzem mais essas câmeras. Porém, é possível pesquisar modelos para obtê-los em segunda mão ou ainda usar câmeras antigas que ficaram guardadas.