Flappy no Duto: genérico de Flappy Bird tem tucano no metrô
Diferente do Flappy Bird, jogos estão disponíveis apenas para jogar em sites
Na guerra dos clones do Flappy Bird, jogo para celulares que sofreu uma morte precoce no dia 9 de fevereiro, novos concorrentes usam o humor para tentar tomar o espaço do aplicativo que teve 50 milhões de downloads e 47 mil comentários. No Brasil, o Flappy no Duto faz comédia com o escândalo do “propinoduto” que envolve ex-funcionários do governo paulista nas administrações de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra em esquema de corrupção das licitações do metrô.
Em Flappy no Duto, um tucano voa sobre os trilhos do metrô, tentando desviar dos símbolos do metrô no formato de canos. Ao mostrar a pontuação, a tela do fim de jogo mostra a “medalha”, adquirida pela conquista; o “valor em milhões”, de obstáculos alcançados; e “máximo”, já atingido pelo jogador.
Nos Estados Unidos, o jogo Flappy Bert homenageia o personagem Beto (Bert) do Vila Sésamo. Desenvolvido e mantido pela própria equipe do programa de TV americano, o jogo mantém fielmente os canos dos Flappy Bird original – no entanto, coloridos – e o fundo similar ao cenário de programa.
Ambos os jogos estão disponíveis apenas para internet, ainda sem variações em aplicativos para celulares.
Entenda o caso
O Flappy Bird foi um jogo criado pelo desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen para celulares com iPhone e com o sistema operacional Android. Originalmente desenvolvido em 2012, o jogo foi lançado em maio de 2013, teve 47 mil comentários e 50 milhões de downloads.
O sucesso rendeu uma média de R$ 120 mil por dia a Nguyen. Com isso, o aplicativo foi cotado como o próximo grande sucesso em tablets e celulares, substituindo Candy Crush e Angry Birds.
Contudo, o vietnamita afirmou que mesmo com o sucesso o jogo estava “arruinando” sua vida e resolveu tirar o jogo do ar no dia 9 de fevereiro de 2014. Com a “morte” instantânea da App Store e do Google, os usuários não puderam mais baixar o jogo e também não haverá mais atualizações.