Função deixará usuário 'ignorar' palavra-chave por 30 dias
Foto: Facebook / Estadão
Já passou pela experiência de receber um spoiler da sua série favorita no Facebook? Ou não quer nem ouvir falar de um assunto que todos os seus amigos estão discutindo na rede? Para isso, o Facebook lançou uma nova função nesta quarta-feira, 27. Chamada em inglês de Keyword Snooze, ela vai permitir que os usuários determinem palavras ou frases específicas das quais não querem nem saber - "BBB", "Copa do Mundo" ou "eleições", por exemplo.
Para acessar a função, é preciso acessar o menu superior direito em qualquer publicação do Feed de Notícias. Ao escolher uma frase ou palavra determinada, o usuário não verá nenhuma publicação sobre aquele assunto específico durante 30 dias - é como o botão "soneca" de um despertador. (O nome da função, aliás, em tradução literal, é "soneca de palavra-chave").
Depois do período, posts com a palavra-chave voltarão a aparecer - se quiser estender o período, o usuário deve inserir o termo na lista de novo. "Esperamos que, com opções adicionais para melhorar sua experiência, o usuário possa gastar mais tempo focando nas coisas que importam", disse Shruthi Muraleedharan, gerente de produto do Feed de Notícias do Facebook, em post que revelou a função publicado na quarta-feira.
Prólogo - Em 28 de outubro de 2003, Mark Zuckerberg lança o Facemash, um predecessor do Facebook. Usando fotos do sistema de alunos de Harvard, o site pedia aos usuários que escolhessem qual era a garota mais ‘atraente’ entre duas opções.
Foto: Reprodução / Estadão
Início - Em 4 de fevereiro de 2004, quatro estudantes de Harvard fundam uma rede social voltada para estudantes da universidade, o Thefacebook: Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskowitz e o brasileiro Eduardo Saverin.
Foto: Divulgação / Estadão
Feed de notícias - Em setembro de 2006, o Facebook lança o News Feed (Feed de Notícias, em português): uma página que se atualizava automaticamente através de um algoritmo, mostrando as novidades nas atividades dos amigos do usuário. É um conceito novo para o período – o Twitter, que trabalhava a ideia em tempo real, havia sido lançado apenas há alguns meses.
Foto: Reprodução / Estadão
Fazenda Feliz - Lançado pela Zynga em 2010, FarmVille se torna o primeiro grande game a ser jogado dentro do Facebook. O jogo tinha um objetivo simples: o usuário assumia o papel de um fazendeiro, e tinha que gerar a maior produção possível de sua fazenda, fazendo dinheiro e amizades.
Foto: Reprodução / Estadão
A Rede Social - Estreia em outubro de 2010 o filme A Rede Social, que conta a história dos primeiros anos do Facebook. O filme, dirigido por David Fincher (Seven) e com roteiro de Aaron Sorkin (da série West Wing), é baseado no livro Bilionários por Acaso, do jornalista americano Ben Mezrich. O filme venceu três Oscars em 2011: melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor trilha sonora. Mark Zuckerberg era interpretado pelo ator americano Jesse Eisenberg.
Foto: Reprodução / Estadão
Linha do tempo - Em setembro de 2011, o Facebook introduz a Linha do Tempo (Timeline), uma função que alterava os perfis dos usuários: no lugar de informações detalhadas sobre sua vida, o perfil passava a ser uma grande cronologia dos eventos e atividades deles na rede social.
Foto: Reprodução / Estadão
Fundação Zuckerberg - Zuckerberg e Priscilla Chan durante o anúncio da chegada de Max, sua primeira filha