Extensão “inútil” vira moda nos EUA; entenda o motivo
Americanos usam extensão de dois plugues para “devolver” energia à casa quando há apagão. Prática pode resultar em choques e incêndios
A maioria das extensões elétricas funciona de maneira parecida: em uma das pontas do cabo, está a tomada, onde será conectado o aparelho que se deseja ligar à fonte de energia. Na outra ponta, está o plugue, que será conectado à rede, na parede da casa. No entanto, tem se popularizado nos Estados Unidos uma extensão que tem um plugue em cada ponta — as chamadas extensões “male to male” (macho a macho).
As pessoas começaram a comprar o produto com o objetivo de usá-lo em caso de apagão elétrico. A ideia é conectar um dos plugues na tomada de casa e o outro em um gerador de energia independente, como um a diesel. O resultado esperado é o restabelecimento da energia elétrica na casa. A prática, porém, é extremamente perigosa, podendo causar choque elétrico ou até mesmo um incêndio.
“Quando uma das pontas é conectada a um gerador ou tomada, a outra ponta fica energizada, representando risco de choques sérios ou eletrocussão. Além disso, o fluxo de energia elétrica no sentido reverso ao fluxo típico contorna recursos de segurança do sistema elétrico da casa e pode causar um incêndio”, diz um trecho de um comunicado emitido na última quinta-feira (15) pela Comissão de Segurança de Produtos para o Consumidor dos EUA.
O órgão solicitou à população que parasse de comprar ou vender esse tipo de extensão. Acrescentou, ainda, que esse produto não é compatível com códigos nacionais de segurança, como o NFPA 70 (National Fire Protection Association 70), uma das regulações definidas pela Associação Nacional de Prevenção a Incêndios dos Estados Unidos.
Nesta segunda-feira (19), Byte ainda encontrou na Amazon uma versão do produto, por US$ 24. Outras versões já foram retiradas do site.