Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

EUA querem proteger foguetes com lasers: primeiro, precisam garantir que não confundam um drone com um balão (não seria a primeira vez)

Mais um passo na militarização do espaço

2 out 2026 - 15h43
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Com a crescente fusão entre operações civis e militares nos EUA, o Centro Espacial Kennedy adotará um sistema de armas a laser para abater drones não autorizados em seu espaço aéreo. A medida responde ao registro de cerca de 500 invasões de drones na região, motivada pelo temor de espionagem estrangeira e pelo alto risco de segurança nas instalações, onde foguetes com grandes estoques de combustível podem atuar como bombas em caso de ataques direcionados.
Imagens | Unsplash
Imagens | Unsplash
Foto: Imagens | Unsplash / Xataka

A fusão entre atividades espaciais e militares está se tornando cada vez mais comum nos Estados Unidos.

Já vimos o governo reconhecer que possui armas posicionadas acima de nossas cabeças e que está começando a ensaiar manobras de aproximação para fins estratégicos. Foi assinada uma ordem para a criação de uma Academia Espacial que treinará astronautas e militares, e a própria NASA chegou a insinuar que pode estar trabalhando na revitalização de uma das maiores aeronaves de estratégia militar da história do país. Agora, também foi anunciado que o Centro Espacial Kennedy, em Canaveral, contará com um sistema de armas a laser dedicado a abater qualquer drone que se aproxime de seu espaço aéreo sem autorização.

Os motivos

Em Canaveral, localizado próximo ao Cabo Canaveral, foram detectados aproximadamente 500 voos não autorizados de drones em 2025. Alguns podem ser inofensivos, como ocorreu em 18 de setembro de 2026, quando um turista chinês admitiu ter usado um drone para sobrevoar o Centro Espacial Kennedy da NASA e tirar algumas fotos. No entanto, há receios de que alguns drones não sejam operados por turistas curiosos, mas sim por forças espaciais ou militares de outros países. Além disso, os foguetes armazenados nos centros espaciais possuem enormes tanques de combustível que podem funcionar como bombas em caso de ataque. É fundamental garantir a segurança da área.

Bloqueadores de radiofrequência podem agravar a situação

Tradicionalmente, bloqueadores de radiofrequência têm sido...

Veja mais

Matérias relacionadas

Passamos a vida inteira acreditando que beber um copo de leite é incrivelmente saudável: a ideia teria horrorizado nossos tataravós

Cientistas brasileiros multiplicam células de pessoas com mais de 110 anos em laboratório para revelar os segredos da longevidade

Em 1946, a Argentina soltou 20 castores na Terra do Fogo: agora, eles se tornaram "a maior alteração paisagística desde a glaciação"

A China já sabe reabastecer satélites a 36.000 km da Terra; o que preocupa é o que ela pode fazer com essa capacidade

Xuxa revela que usa ar-condicionado de frigorífico em casa e teve que assinar termo de responsabilidade para ninguém 'morrer congelado'

Xataka
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra