PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estudo com LEGO diz que qualidade do ar afeta a criatividade

Pesquisadores de Singapura conduziram um estudo com LEGO e concluíram que os níveis de compostos orgânicos voláteis no ar podem alterar a criatividade

19 dez 2023 - 18h02
(atualizado em 20/12/2023 às 10h26)
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com um artigo publicado na revista Scientific Reports, a qualidade do ar de um ambiente é capaz de impactar o nível de criatividade, principalmente no que diz respeito a gases liberados de produtos como detergentes, pesticidas, perfumes, sprays aerossóis e tintas.

Foto: Iván Díaz/Unsplash / Canaltech

A equipe da Nanyang Technological University, de Singapura sugeriu que a redução de 72% dos compostos orgânicos voláteis no ar poderia representar um aumento de 12% no potencial criativo de um aluno. Esses compostos orgânicos voláteis são emitidos por fontes de decoração de interiores, como tintas e carpetes, e por produtos domésticos, como detergentes.

O estudo é parte de um projeto destinado a investigar o impacto do ar na qualidade no desempenho cognitivo de adultos. A ideia foi testar diversas tecnologias de filtros de ar em condições climáticas tropicais e fornecer soluções inovadoras de ar limpo combinadas com eficiência energética otimizada.

Conforme apontam os próprios pesquisadores em comunicado, as descobertas podem ter consequências graves para as indústrias que dependem da criatividade para a maior parte do seu trabalho.

"Os artistas utilizam frequentemente tintas e diluentes que liberam elevados níveis de compostos orgânicos voláteis podem não saber que necessitam de ventilação adequada para os retirar do seu local de trabalho. As descobertas também apontam que pequenos ajustes no escritório, como reduzir o uso de difusores de aroma ou garantir ventilação adequada, podem impactar positivamente os funcionários e sua produtividade", refletem os pesquisadores.

LEGO e potencial criativo

Para avaliar de forma quantificável o potencial criativo no estudo, a equipe conduziu os participantes a expressar pensamentos e ideias usando modelos 3D construídos com peças LEGO. A sessão envolvia um desafio e os participantes respondiam construindo um modelo. Depois, faziam descrições escritas de seus modelos.

Estudo com LEGO ajuda a entender impacto do ar na criatividade do ser humano (Imagem: Iván Díaz/Unsplash)
Estudo com LEGO ajuda a entender impacto do ar na criatividade do ser humano (Imagem: Iván Díaz/Unsplash)
Foto: Canaltech

Mas como o próprio time de pesquisadores revela, o método não tem um componente de avaliação quantitativa e não pode avaliar sistematicamente a criatividade, por isso que adicionaram um sistema de pontuação para avaliar a criatividade dos participantes.

A ideia foi avaliar um processo de pensamento chamado pensamento convergente, que se concentra em encontrar uma resposta única e bem estabelecida para um problema.

Em cada sessão, os pesquisadores variaram a qualidade do ar do espaço de trabalho usando diferentes combinações de filtros de ar, variando o nível de poluentes.

Qualidade do ar

Em estudos anteriores, é possível perceber que a poluição pode causar demência, principalmente no público idoso. Na ocasião, pesquisadores chegaram a concluir que a exposição a poluentes acelera o declínio cognitivo. Por outro lado, ter plantas dentro de casa melhora a qualidade do ar.

Fonte: Scientific Reports

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade