Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Este jogo para Windows gerou 5.000 FPS sem derreter placas gráficas ou CPUs, e conseguiu isso porque um desenvolvedor não limitou um recurso

Mesmo hoje em dia, é impraticável atingir essa taxa de quadros e, neste caso, a parte do PC que mais sofreu foi a CPU, e não a GPU

16 set 2025 - 18h10
(atualizado em 16/9/2025 às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O debate sobre se um videogame precisa ou não de mais FPS vem acontecendo há muito tempo, mesmo que não pareça. Foi somente com o advento de monitores com taxas de amostragem de três dígitos que as pessoas começaram a teorizar sobre quão alta a taxa de quadros de um videogame deve ser para que ele seja realmente fluido ou competitivo.

A maioria dos monitores topo de linha atuais atinge taxas de 120 Hz, 144 Hz ou até 200 Hz. Deixando de lado a questão de saber se o olho humano é capaz de perceber as diferenças entre essas e outras frequências, como você se sentiria se disséssemos que o "recorde" de FPS já visto em um videogame não foi alcançado em uma demonstração recente? É isso mesmo. A primeira vez que um jogo atingiu uma taxa de amostragem de quatro dígitos — especificamente, 5.000 — foi muito antes de 60 FPS se tornar o "padrão" para jogos. Isso foi alcançado por um jogo de pinball rodando no Windows NT.

Um "recorde" alcançado graças a um bug

O responsável por este curioso "recorde" é um ex-programador da Microsoft, Dave Plummer. A PC Gamer destacou entre seus trabalhos para a empresa fundada por Bill Gates e seu sistema operacional Windows — citando o The Register — o Gerenciador de Tarefas, o suporte a arquivos compactados em ZIP, além de outras contribuições de natureza diversa. E agora podemos atribuir a ele, pelo menos de forma anedótica, o fato de um videogame ter atingido a marca de 5.000 quadros gerados por segundo em execução.

Em seu canal do YouTube, Dave's ...

Veja mais

Matérias relacionadas

No Reddit, um usuário mostrou seu PC montado com quatro RTX 5090, mas revelou que nem as usa para jogar

Quais iPhones receberão o iOS 26 a partir de hoje?

O disquete comemora um retorno após décadas, mas não dá para armazenar nada nele

A Microsoft acaba de fazer o maior investimento de sua história; e não na OpenAI, mas em uma empresa holandesa desconhecida

A Geração Z sabe que "não vão conseguir empregos"; eles decidiram resolver isso com pragmatismo

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade