Esqueça as capitais: essa cidade do interior é definitivamente a melhor cidade para se viver no Brasil
São Caetano do Sul é líder no ranking de melhores IDHs há mais de 30 anos
Compacta, sem litoral e cercada por grandes centros industriais, São Caetano do Sul, no ABC Paulista, desafia a lógica do desenvolvimento urbano no país. Com pouco mais de 160 mil habitantes e um PIB per capita na média, o município tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil há mais de três décadas — um feito que nenhuma capital conseguiu repetir.
Desde 1991, São Caetano ocupa o topo do ranking nacional elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A cidade supera CEPs turísticos, polos industriais e metrópoles de alto poder econômico.
A cidade equilibra educação pública eficiente, sistema de saúde estruturado e políticas municipais consistentes.
O que é o IDH e por que São Caetano se destaca
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mede o IDH dos municípios com base em três pilares: renda, educação e saúde. O índice vai de 0 a 1 — quanto mais próximo de 1, melhor o desenvolvimento humano.
Enquanto muitos municípios prosperam apenas em um desses campos, São Caetano mantém um desempenho uniformemente alto em todos: a cidade equilibra educação pública eficiente, sistema de saúde estruturado e políticas municipais consistentes.
No último levantamento do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, a cidade atingiu IDHM 0,862, sendo classificada com desenvolvimento humano muito alto — acima de capitais como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.
Cidade tem distribuição de renda equilibrada
Embora o PIB per capita de São ...
Matérias relacionadas
Há apenas um único Pokémon que dá para capturar em todos os jogos — e não é o que você está pensando