Em breve, iPhone pode se transformar em 'maquininha' com pagamentos por aproximação
Segundo a Bloomberg, nova ferramenta será voltada a pequenas empresas; recurso deve ser lançado em atualização do software iOS nos próximos meses
O iPhone pode em breve se tornar uma "maquininha" de cartão. De acordo com a agência de notícias Bloomberg, a Apple permitirá que pequenas empresas usem o celular para computar pagamentos com aproximação, sem a necessidade de outros hardwares. A expectativa é de que o novo recurso seja lançado em uma atualização do software iOS nos próximos meses.
A ferramenta é esperada desde 2020, quando a fabricante de Cupertino comprou a startup canadense Mobeewave, especializada em terminais de pagamento sem contato. Antes da aquisição pela Apple, a empresa trabalhava com a Samsung em funcionalidades semelhantes.
Para funcionar, a tecnologia da Mobeewave precisa apenas de um aplicativo e do NFC (comunicação por proximidade, na sigla em inglês) do celular - o vendedor precisa digitar o valor que deseja cobrar, e o cliente aproxima o cartão na parte de trás do dispositivo.
A Apple não respondeu a pedidos de comentário. Não está claro se o recurso será lançado como parte do Apple Pay, função que permite realizar pagamentos por aproximação encostando o iPhone ou Apple Watch em maquininha. No Brasil, o Apple Pay está disponível desde 2018, quando bancos tradicionais e fintechs começaram a aderir à solução.