Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em 1991, a NASA enviou o primeiro e-mail do espaço; mas não usou um supercomputador, e sim um Mac que qualquer pessoa poderia comprar

Em 1991, a NASA precisava de um computador para uma missão do ônibus espacial Atlantis. O herói não foi um equipamento militar, mas sim um Mac

12 set 2025 - 10h16
(atualizado em 12/9/2025 às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

28 de agosto de 1991: Enquanto alguns poucos privilegiados descobriam o que diabos era "e-mail" e outros nem haviam nascido, algo extraordinário acontecia 300 quilômetros acima de nossas cabeças. Os astronautas do ônibus espacial Atlantis acabavam de enviar o primeiro e-mail do espaço.

Era a época de ouro da corrida espacial, liderada por governos e agências oficiais. Curioso pensar nisso agora, quando quem mais faz barulho enviando coisas ao espaço é Elon Musk. Em 1991, a NASA era a NASA, com tudo o que isso implicava: orçamentos milionários, tecnologia confidencial e computadores do tamanho de armários.

Mas, para enviar o primeiro e-mail do espaço, não precisaram de nada disso. Fizeram isso com uma máquina que qualquer pessoa poderia ter em casa: um Macintosh Portable.

A mensagem que mudou a história das comunicações

"Olá, Terra! Saudações da equipe STS-43. Este é o primeiro AppleLink do espaço. Estou me divertindo MUITO, gostaria que vocês estivessem aqui... liguem o cryo e o RCS! Até mais, baby... voltaremos!"

A missão STS-43 tinha como objetivo principal lançar um satélite de rastreamento e retransmissão de dados (TDRS), usado pela NASA para manter comunicação quase constante entre a Terra e os satélites em órbita. Mas acabou fazendo história por algo muito mais simples: demonstrar que um Mac podia funcionar no espaço.

AppleLink: o serviço que conectava a Apple ao mundo

Para entender essa história, é preciso conhecer o que era o AppleLink. Em uma época em que a ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Jogador ganha um PlayStation 1 do avô e a comunidade só reage: "Agora me sinto velho".

Usuário dá ao ChatGPT 100 dólares para "fazer o máximo de lucro possível", acaba perdendo uma empresa avaliada em 25 mil dólares

Apple lança iPhone 17, com novo design e modelo ultrafino

Zuckerberg contratou o máximo de especialistas em IA que pôde, agora, o caos reina nas fileiras da Meta

Nem Hollywood previu isso: ciberataques chineses podem ter roubado dados de quase todos os americanos

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade