Em 1925, o maior explorador de cavernas entrou em uma para transformá-la em destino turístico. Ele nunca mais saiu de lá
História do maior sistema de cavernas do mundo tem conto trágico como seu começo
Há cientistas sérios se trancando em cavernas por meses, e eles fazem isso há décadas por um bom motivo, além da aventura envolvida. Suas expedições serviram, por exemplo, para estudar como o relógio biológico do ser humano se adapta quando não tem a referência do dia e da noite. E uma das histórias que mais se destaca é a de Floyd Collins.
A trágica odisseia
Em 30 de janeiro de 1925, Floyd Collins, então considerado o "maior explorador de cavernas da história", partiu em sua última expedição para Sand Cave, uma caverna que ele esperava explorar e transformar em uma atração turística.
Como? Naquela época estávamos na era das chamadas Guerras das Cavernas, onde os donos das cavernas competiam para atrair visitantes. O momento na história motivou Collins a buscar uma entrada estratégica que lhe permitiria se beneficiar do crescente turismo na região de Mammoth Cave.
O problema
Os historiadores concordam que sua ambição o levou a ficar preso quando uma pedra de 12 quilos caiu em seu tornozelo, prendendo-o em uma estreita passagem subterrânea. O que aconteceria a seguir significou que sua história, embora trágica, despertou interesse na área e indiretamente contribuiu para a criação do monumental Parque Nacional de Mammoth Cave, que foi fundado em 1926 e estabelecido em 1941.
Ao longo do caminho, o incidente se tornou um dos maiores eventos de mídia da época.
Salve Collins
Quando seus vizinhos notaram sua ausência, um esforço de resgate foi organizado envolvendo ...
Matérias relacionadas